Lourival Cunha: Educação para o trânsito - SOS Vida e SESI retomam parceria

Lourival Cunha, engenheiro e advogado - O Presidente da SOS VIDA, Lourival Cunha, e o pedagogo Luís Câmara, reuniram-se dia 10.01.24 com a Coordenadora de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI), Vanda Marli, em São Luís, para tratarem sobre a retomada da educação para o trânsito nas escolas do SESI nos municípios de São Luís, Imperatriz e Bacabal, de forma transversal, com base no caderno de apoio pedagógico da SOS VIDA.

A Coordenadora Vanda foi muita solícita e disse que será possível, sim, ser retomada a parceria que já existiu nos anos de 2017, 2018 e 2022.

Ficou acertado que a capacitação dos professores de São Luís será presencial e a dos de Bacabal e Imperatriz será remota, e ainda neste mês de janeiro/24.

TRÂNSITO DE CURITIBA EVOLUI COM SEMÁFOROS INTELIGENTES E BIKES COMPARTILHADAS
Em 2023, Curitiba teve investimentos em modernização, infraestrutura urbana e ações educativas para melhorar a mobilidade e a segurança da população.
Com um sistema de mobilidade urbana moderno, com canaletas, vias lentas e vias rápidas, não é de hoje que Curitiba é referência no país na área de trânsito. Em 2023, a cidade se manteve na vanguarda, com investimentos em modernização, infraestrutura urbana e ações educativas para melhorar a mobilidade e a segurança da população nas ruas.

Curitiba ganhou semáforos inteligentes, novos binários, modernização dos processos e incentivo à ciclomobilidade.

“Temos buscado inovar com novas tecnologias e aprimoramento técnico. Nossas ações refletem o compromisso da cidade em tornar o trânsito mais seguro e eficiente”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

CICLOMOBILIDADE

Em 2023, Curitiba inaugurou 50 estações de bicicletas compartilhadas, com 500 bicicletas – mecânicas e elétricas – disponíveis nos principais eixos cicloviários da cidade, ampliando a mobilidade ativa e o uso de meios de transporte sustentáveis.

“As bikes compartilhadas são uma opção de lazer e de saúde para o povo curitibano”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

O estudante Thiago Oliveira Marinho diz poupar tempo nos deslocamentos com a bike e aprovou o serviço de aluguel. “É um meio de transporte limpo e ainda é um incentivo à atividade física. Além de ajudar a desafogar o trânsito, ter a opção de pegar a bicicleta em vários lugares é muito bom”, avaliou o estudante.

Atualmente, a cidade conta com uma malha cicloviária de 280,2 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. De acordo com o Plano Cicloviário de Curitiba, até 2025, serão cerca de 400 km.

SEMÁFOROS INTELIGENTES EM CURITIBA
Ao longo do ano, Curitiba implantou 181 novos semáforos inteligentes para pedestres, incluindo semáforos sonoros e com maior tempo de abertura para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Esse é o caso do cruzamento das ruas Francisco Derosso e Pioneiros, no Alto Boqueirão, que ganhou semáforos que permitem a travessia orientada por sinais sonoros.

O casal de músicos Taís e Aldrin de Lima mora na região. Cegos, comemoraram a novidade no cruzamento pelo qual passam diariamente.

“Antes, o jeito era se guiar pelo barulho de aproximação ou afastamento dos carros e só então atravessar. Com o equipamento, podemos cruzar a rua no mesmo lugar, só que com segurança e tranquilidade”, compara Taís.

Outros 29 pontos da cidade contam com semáforos semelhantes.

REDUÇÃO DE MORTES
Curitiba registrou redução de 1,2% no número de mortes em acidentes de trânsito. Os dados estão de acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT) divulgado em setembro.

Em 2022 foram 160 acidentes de trânsito fatais, com 166 óbitos, menos que em 2021, quando ocorreram 168 óbitos em 162 acidentes.

Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, até o ano de 2022, Curitiba reduziu o número de mortes em acidentes em 46,5%. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

II - segurando o guidom com as duas mãos;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO EM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, FISCALIZAÇÃO AMPLA E RIGOROSA E UMA BOA INFRAESTRUTURA DAS VIAS.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem