Lourival Cunha Souza: DNIT ressalta importância de cuidar dos mais vulneráveis no trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro -
Para um trânsito seguro, todos os envolvidos devem obedecer a legislação. Observar as preferências nos cruzamentos, nas vias de mão dupla, respeitar as velocidades máximas e mínimas das vias, não dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas, não realizar ultrapassagens indevidas e arriscadas e, em hipótese alguma utilizar celular ao volante.

Essas são algumas das medidas de respeito aos mais vulneráveis no trânsito e que priorizam a vida.

Pacto Global para zerar o número de mortes no trânsito
A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou em 2021, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Para mudar o cenário, a entidade sugere uma abordagem de sistemas seguros integrada, que posiciona diretamente a segurança no trânsito como o fator chave para o desenvolvimento sustentável e sugere medidas prioritárias de adoção de transporte multimodal e planejamento de uso do solo; infraestrutura viária e veículos seguros; uso seguro da via e rápido atendimento/resposta pós-sinistros.

Pedestres e ciclistas no Conexão DNIT
No material do Programa Conexão DNIT, o professor encontra um plano pronto para ser aplicado em sala de aula sobre os mais vulneráveis no trânsito. Ele contém dicas, explicações das atividades de forma transversalizada, exercícios de fixação entre outros.

Em Educação Física, por exemplo, o professor do terceiro ano pode baixar material com o título: “Percepções e cuidados no trânsito”, e ensinar sobre os cuidados com os pedestres.

Divide-se a atividade “Pega pedestre” em etapas e requer espaço para “ruas e calçadas”. Nela, as crianças fazem papéis distintos de: veículos, semáforos, pedestres etc. E a partir da interpretação desses papéis participam de algumas simulações. Como, por exemplo, atravessar a rua em segurança; atravessar a rua em uma condição de travessia insegura; atravessar na faixa de pedestres de forma segura, entre outros. Propõem-se oito regras para que se atinja o objetivo do jogo. Fonte: portaldotransito.com.br

FROTA DE VEÍCULOS NO BRASIL, MARANHÃO, SÃO LUÍS E BACABAL, EM AGOSTO/23

LOCAL

TOTAL

AUTOMÓVEIS

MOTOCICLETAS E MOTONETAS

BACABAL

47.641

8.128

33.488

(70,29%)

SÃO LUÍS

463.975

221.833

143.672

(30,96%)

MARANHÃO

2.097.142

530.451

1.238.775

(59,06%)

BRASIL

117.738.538

61.289.269

32.146.515

(27,30%)

Fonte: SENATRAN-Secretaria Nacional de Trânsito

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 31. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.


FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem