Dia da Independência: desfile com mais de 2 mil participantes promete ser histórico em Bacabal

Assecom Bacabal - O desfile em homenagem ao Dia da Independência do Brasil promete ser um dos maiores eventos realizados pela prefeitura de Bacabal neste ano. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento vai reunir 2.400 participantes desfilando na Avenida Getúlio Vargas.

Previsto para iniciar às 16 horas, o desfile aborda o tema “Brasil de etnias, cores e amores”. Patrícia Teles, secretária adjunta de educação explica que “a intenção com a abordagem desse tema é levar a população à curiosidade de desvendar e explorar contextos sociais antepassados e contemporâneos que formam a identidade cultural e social do Brasil”.

Organização inclui ambulâncias e motolâncias
O percurso do desfile será o mesmo de anos anteriores. Com a concentração de alunos próximo da antiga usina Biasa e nas ruas transversais (Teixeira Mendes, Cleomenes Falcão, Valentim Brito) e a dispersão na Praça Silva Neto. O palanque oficial será montado na esquina da Getúlio Vargas com a avenida Carlos Sardinha.

Em pontos estratégicos, serão instalados banheiros químicos para uso da população que vai assistir o evento e para os participantes. Também estarão de prontidão ambulâncias e motolâncias do Samu, com equipes da secretaria de Saúde e viaturas do 6º Batalhão de Bombeiros Militar.

A realização do desfile no final da tarde, objetiva propiciar uma menor exposição ao sol e as altas temperaturas desse período do ano. Mesmo assim, a secretaria de Educação distribuiu uma cota de água mineral para cada escola que vai desfilar e também instalou dez pontos de distribuição de água em todo o percurso do desfile.

Todo o evento será narrado, com explicação do contexto histórico e a descrição sobre a apresentação de cada escola. Neste ano os responsáveis pela apresentação serão Wanderson Ricardo, Leonardo Lima e Valquíria Fernandes.

Durante a semana, a secretária de educação Rosilda Alves reuniu com diretores de escola e coordenadores para falar sobre o evento. Rosilda Alves esclarece que “o evento é uma festa democrática e popular. O prefeito Edvan Brandão tem o maior prazer em proporcionar essa festa através da secretaria de educação com o apoio de todas as secretarias e órgãos do Município. Também contamos com parceiros como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Ministério Público, Igreja Adventista, Igreja Assembleia de Deus e Colégio Militar Tiradentes. Este ano falaremos da nossa brasilidade, abordaremos a maranhensidade até chegarmos à bacabalensidade, contemplando os 103 anos do nosso município. Por isso o convite é para que todos os bacabalenses participem dessa grande festa”.
Fotos:Denise Marques/ Arquivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem