A ação envolve a articulação da empresa Agrotec Projetos
Da assessoria - Tendo como articuladora, junto aos institutos federais, a empresa Agrotec Projetos, que tem como principal executivo o empresário Napoleão Sobrinho, o vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), intermedeia, em favor dos pequenos produtores bacabalenses, a liberação os recursos provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf A).
Nesse sentido, o vereador e o executivo da empresa estiveram reunidos com integrantes e representantes da categoria. O encontro aconteceu no povoado Bom Princípio, e participaram, entre outros, os pequenos produtores Juvenal, representante da comunidade do Centro do Círilo; Silvério, do povoado Jardim; Maria das Dores, Alentejo; João da Ira, Lusiana; Zé de Altino, Bom Jesus; Pedrinho, Sapucaíba e, Luís Galo, do povoado Bom Princípio.
Na manhã do encontro, o vereador Venâncio do Peixe, o executivo Napoleão Sobrinho e sua equipe promoveram encontros preliminares em sua própria residência, e visita aos povoados Alentejo, Lusiana, Bom Jesus e Sapucaíba, onde conversaram com os pequenos produtores locais.
O Pronaf A libera aos contemplados 30 mil reais em crédito, sendo que desse valor 14 mil reais são bancados governo federal, e, o restante do montante - 16 mil reais, é pago pelo pequeno produtor com 03 anos carência ao longo de 08 anos.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar tem como objetivo ajudar os pequenos agricultores (aqueles cuja produção é conduzida pela sua própria força de trabalho e de seus familiares) no investimento em suas propriedades.
Para eles, é destinado um financiamento para o fortalecimento de atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas.
O Pronaf possui as menores taxas de juros dos financiamentos rurais, e graças ao programa os produtos fabricados contam com um valor agregado, estimulando e aumentando a renda dos agricultores.