Assecom Bacabal - A prefeitura de Bacabal, por meio da secretaria de assistência social, realizou hoje, dia 05 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". O evento ocorreu no auditório do Centro de Convivência Social e reuniu representantes da sociedade civil, autoridades e profissionais da área.
A conferência foi organizada em cinco eixos temáticos visando a discussão de temas cruciais para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Eixo 1 - Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
Eixo 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
Eixo 3 - Articulação Entre os Segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;
Eixo 5 - Benefício e Transferência de Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
O evento contou com a participação especial do Boi Esperança, um grupo composto por crianças e adolescentes da Associação Vamos, que levou alegria e cultura ao ambiente. Após a composição da mesa foi aprovado o regimento interno e deu-se início aos trabalhos. Durante a conferência, Ismael Batista, morador do povoado Prainha, representou os usuários do SUAS e expressou sua importância ao dizer que "para mim é de grande importância nossa presença aqui. Estou aqui com muito orgulho e garra para dar apoio. O trabalho realizado aqui é importante, pois podemos reivindicar melhorias para nosso povoado na Assistência Social".
A palestra magna do evento foi ministrada pela assistente social, Karla Ferreira, que enfatizou a relevância do momento. "Estamos vivendo um momento histórico dentro do Sistema Único de Assistência Social, refletindo o tema central desta conferência. É um momento de reconstrução do SUAS. Vamos avaliar o SUAS que temos e o que já ofertamos, a população que já alcançamos, mas também propor novas diretrizes, não apenas de responsabilidade do município, mas sobretudo do estado e da união".
A secretária de assistência social, Ivaneide Brandão, ressaltou a importância da conferência para o município. "É um momento de elaborar propostas e conhecer mais o SUAS. Essa conferência é fundamental para o nosso município, pois nos traz aprendizado e a oportunidade de construir um SUAS melhor. Precisamos dialogar e ampliar o debate em torno dos nossos serviços, tendo uma visão ampliada da assistência social, que é um compromisso nosso enquanto secretária e de toda a nossa equipe".