Zezinho Casanova, Diário do Mearim - A junina" Os Garapas", do bairro Vila Madre Rosa, em Bacabal,  completa 27 anos de tradição na cultura maranhense.  A  data foi celebrada com a realização do Arraiá dos Garapas,  que como sempre, foi uma das festas mais concorridas do período junino.
Sob nova direção o grupo  deu show na estreia do espetáculo 2023. Com  42 pares foi impossível mostrar toda a coreografia na comunidade,  mas o público aguarda ansioso a apresentação da quadrilha no Arraiá da Mira em Imperatriz,  onde a junina representará Bacabal.
No entanto,  nem tudo é festa para o grupo "Os Garapas". Após passarem o ano inteiro trabalhando para garantir as apresentações de 2023, falta recursos para manter a cultura viva. É nessas horas que aparecem os amigos.
Com apresentação marcada para Imperatriz,  e sem condições para chegar ao evento,  "Os Garapas", sem apoio oficial em Bacabal,  recebe apoio cultural do empresário Marcos Miranda. Sem o apoio de Marcos seria impossível chegar a Imperatriz, e honrar o compromisso da apresentação com seguidores e organizadores do evento.
O último ensaio técnico da junina ocorreu sexta-feira dia 09, na Praça da Bíblia,  com a presença do poeta Paulo Campos, que na ocasião representou o empresário Marcos Miranda. Quem também marcou presença no ensaio foi a influciadora Digital Gabi Casimiro que resolveu ser uma das mecenas da junina este ano.
A junina "Os Garapas " presta um grande serviço à cultura Bacabalense, é um exemplo de como a tradição deve ser valorizada e  celebrada em Bacabal.
Com seus trajes típicos,  coreografias e  músicas folclóricas, a junina  "Os Garapas " é uma forma de preservar  e promover a cultura brasileira.  É  muito     ver esse tipo de iniciativa, que ajuda a manter viva essa  tradição tão importante para a identidade brasileira.
 
