Lourival Cunha Souza: Maio Amarelo - SOS Vida em parceria com o Ibrapp realiza palestra sobre segurança no trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro - A SOS VIDA tem sido muito demandada para realização de muitas palestras sobre segurança no trânsito durante este mês de MAIO (MAIO AMARELO).

A foto acima é da Diretora de Educação da SOS VIDA, Kheila Passos, quando realizava dia 30/05/23 uma palestra sobre o tema para alunos do colégio Objetivo, no bairro Angelim, em São Luís.

ALERTA: HOSPITAL DO PR CONSTATA AUMENTO DE TRAUMAS DE FACE DEVIDO A ACIDENTES DE TRÂNSITO
Um estudo realizado pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) mostra um aumento de 73% na média anual de pacientes acometidos por traumas de face devido a acidentes de trânsito.

O movimento Maio Amarelo, que está chegando ao fim, busca chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No Brasil, a campanha está na sua 10ª edição e tem como objetivo sensibilizar sobre comportamentos mais seguros no trânsito.

Um estudo realizado pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, também levou em conta o número de acidentes sobre trauma de face entre os anos de 2007 até 2017 e de 2018 a 2022. Dessa forma, observou-se um aumento de 73% na média anual de pacientes acometidos por traumas de face devido a acidentes de trânsito.

Conforme os dados, de 2018 ao ano de 2022, cerca de 892 foram os números registrados de pacientes com lesões na face. Desses 441 foram causados envolvendo acidentes de trânsito, sendo: 90 casos com ciclistas, 168 com motociclistas e 183 com automóveis. Os acidentes de trânsito se tornaram ainda mais predominantes em relação a outras etiologias de traumas de face, como quedas por exemplo, passando de 45,1% para 50,25% das causas dessas lesões.

Traumas de face
A especialidade de bucomaxilofacial está presente no Huop há mais de 22 anos. E no ano de 2007, teve início o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Unioeste/HUOP, nesse projeto há a seleção de dois alunos, anualmente, através de processo seletivo para a residência, que após a graduação em Odontologia leva o tempo de três anos em regime de dedicação exclusiva por parte do residente.

O cirurgião bucomaxilofacial e docente do curso de Odontologia da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Dr. Eleonor Álvaro Garbin Junior, ressalta a importância de falar sobre o assunto de traumas faciais em campanhas de conscientização de trânsito

“Os estudos epidemiológicos que geram estatísticas locais são parâmetros importantíssimos para determinar diversas diretrizes. Quer seja na forma da prevenção quanto de apoio no que se refere ao tratamento. Da mesma forma poder comparar os nossos dados loco-regionais com os de diversas regiões do Brasil dará mais subsídio para o enfrentamento desse problema. É muito relevante que a população tenha conhecimento que a principal etiologia do trauma de face são os acidentes de trânsito e que estes podem resultar em traumas severos na face, muitos deles com necessidades de tratamentos reconstrutivos complexos e que mesmo quando tratados de forma adequada, a depender da intensidade do trauma e acometimento da região, podem deixar sequelas irreversíveis”, ressaltou o cirurgião. Fonte: portaldotransito.com.br (Artigo de Mariana Czerwonka)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem