Assembleia: Iracema Vale pode se reeleger e ampliar espaço no cenário político estadual

Iracema Vale pode se reeleger presidente em junho, segundo revelação de Roberto Costa, que tem expertise no assunto
Ribamar Corrêa, repórter tempo  - O que já vinha sendo sussurrado nos bastidores há algum tempo foi confirmado ontem, ao vivo e a cores, numa entrevista à TV Mirante, pelo deputado Roberto Costa (MDB), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa: a presidente do Poder Legislativo, deputada Iracema Vale (PSB), caminha para renovar o mandado presidencial. De acordo com o parlamentar emedebista, a renovação do mandato presidencial, que é de dois anos, deve ocorrer na primeira metade de junho, ou seja, com 20 meses antes do que previa o calendário da Casa. Isso significa que a deputada Iracema Vale deve comandar a Assembleia Legislativa por quatro anos, consolidando uma estatura política surpreendente ao ocupar um espaço político excepcional no plano estadual. O deputado Roberto Costa justifica o projeto de reeleição avaliando que Iracema Vale vem comandando a Casa com equilíbrio, responsabilidade e muito diálogo, gerando nos seus pares o nível elevado de confiança e apoio para a reeleição.

A deputada Iracema Vale é um fenômeno político. Após cumprir vários mandatos de vereadora e dois de prefeita em Urbano Santos, ela foi a grande estrela da corrida ao parlamento estadual em 2022 ao receber votação recorde superior a 100 mil votos. Logo em seguida, tornou-se a primeira mulher a ser eleita presidente da Assembleia Legislativa, ampliando em seguida esse prestígio como a segunda mulher a assumir, mesmo temporariamente, o Governo do Estado. Agora, poderá ser a primeira mulher a renovar o mandato de presidente do Poder Legislativo na mesma legislatura. Se a agenda anunciada pelo deputado Roberto Costa for confirmada, a deputada Iracema Vale poderá ainda acrescentar ao seu currículo, em abril de 2026, o status de vice-governadora do Maranhão, caso o governador Carlos Brandão (PSB) renuncie para disputar uma vaga no Senado, passando a titularidade do Governo ao vice-governador Felipe Camarão (PT).

Assunto frequente nas conversas informais e que vinha ganhando força nos bastidores, a iminente renovação antecipada do mandato presidencial da deputada Iracema Vale produzirá desdobramentos no tabuleiro político estadual. Para começar, assegura o poder de fogo político do governador Carlos Brandão, de quem é aliada de primeira hora. Além disso, ela própria ganha força para sentar na mesa das grandes negociações político-partidárias visando as eleições municipais do ano que vem e, mais importante ainda, o desenho das composições para as eleições gerais de 2026. Isso porque, com o prestígio que vem acumulando, reforçado pelo protagonismo que vem tendo no fortalecimento do papel da mulher na política, não será surpresa se ela vier a ter uma participação diferenciada na corrida sucessória estadual.

Hoje o mais ativo articulador político da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Costa sabe exatamente o que faz quando encampa um projeto dessa envergadura. Vale lembrar que foi ele o grande responsável pela reeleição antecipada do então presidente Othelino Neto (PCdoB) em 2019, assegurando-lhe cinco anos de mandato – Othelino Neto era 1º vice, se tornou presidente em janeiro de 2018 com a morte do deputado e então presidente Humberto Coutinho (PDT). O parlamentar emedebista participou ativamente das articulações que resultaram na eleição dela para a presidência da Casa por aclamação em fevereiro último. Agora, opera no sentido de viabilizar sua reeleição com um ano e meio de antecipação, sob o argumento político segundo o qual a permanência dela no comando por quatro anos reduz as tensões na Casa, onde há muitos interesses conflitantes entre os deputados.

Em resumo: se a presidente Iracema Vale for reeleita, o cenário político estadual ganhará novos contornos, com o fortalecimento da ala da aliança partidária governista que segue a orientação do governador Carlos Brandão. E nesse ambiente, a presidente do Poder Legislativo amplia expressivamente o seu espaço político, com poder de fogo para dar as cartas nos momentos de decisão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem