Vereador Venâncio do Peixe quer que os políticos mais bem votados no município trabalhem no sentido de trazer o curso público de medicina para Bacabal

Da assessoria - O vereador Venâncio da Silva Costa, Venâncio do Peixe (PDT), fez tramitar na sessão ordinária realizada ontem, quarta-feira, dia 12 de abril, pela câmara municipal, duas proposições, as indicações nº 14 e 15/2023, solicitando  que o deputado federal Cléber Verde Cordeiro Mendes(Republicanos); os deputados estaduais José Roberto Costa Santos (MDB), Davi Brandão Farias (PSB) e Raimundo Florêncio Monteiro Neto (PSB), e, o prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), de forma penhorada e dileta, envidem todos os esforços juntos as autoridades federais no sentido da implantação do Curso Público de Medicina em Bacabal, seja através da Universidade Federal (UFMA) ou, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O parlamentar explicou aos seus pares, ao deputado federal, aos deputados estaduais e ao prefeito que "trago hoje, neste momento que o governo federal, derruba a portaria que impedia a abertura de novos cursos de medicina no país, para a apreciação de vossas excelências, uma pauta que julgo extremamente importante para a nossa gente: a possibilidade de se implantar em Bacabal tão desejado Curso Público Superior de Medicina, uma vez que já foi implantado no município um curso particular que deixa pouca acessibilidade a grande maioria dos bacabalenses".

Explicou também que "para começar essa ideia, já pontuo que vivemos em um dos municípios mais ricos e importantes do Maranhão, somos um município rico, histórico e importante, que vem se destacando muito no setor educacional. Contudo, muito embora tudo isso seja verdade, alguns pontos precisam melhorar e, entre eles, trago a necessidade de um curso público superior em medicina".

Explicou ainda que "o curso particular de medicina não nos incluiu plenamente, e todos os anos os filhos de nossa gente saem para outras cidades, outros estados e até outros países, a fim de ingressar no tão sonhado e concorrido curso de medicina, e, na maioria das vezes, esses jovens perpassam por inúmeras dificuldades nesses lugares e não mais retornam ao nosso município".

Mostrou que "segundo o último levantamento do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Bacabal conta com uma população estimada 104 mil 352 habitantes. Em razão de toda essa gente, aliada à necessidade de fomentar a saúde de Bacabal, bem como levando em consideração os inúmeros pedidos da população, compreendemos que existe a possibilidade – e a urgência – de se implantar o Curso Público Superior de Medicina em nosso município".

Frisou que "assim, vislumbro que algumas medidas podem ser adotadas pelo prefeito municipal para trazer ao município o curso público superior de medicina: diligências junto ao Ministério da Educação, bem como no âmbito estadual, para requerer apoio governamental no que tange à implantação do curso; realizar estudo de viabilidade para já se averiguar a possibilidade de os polos existentes da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade federal do Maranhão receberem o curso".

Lembrou que "o prefeito municipal, reiteradamente, expõe a necessidade de pensarmos grande. Para tanto, já passou da hora de empreendermos todos os esforços possíveis e ‘impossíveis’ para implantarmos em Bacabal o Curso Superior de Medicina, pela via pública", concluindo que, ante a importância do tema aqui tratado, indico a todas essas autoridades a referida demanda".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem