UBS de São José das Verdades agora se chama Vô Helena, em homenagem a maior matriarca da comunidade.

Da assessoria - Por iniciativa do vereador Reginaldo Castro de Araújo, Reginaldo do Posto (PDT), a Unidade Básica de Saúde UBS do povoado São José das Verdades, passa a se chamar Maria Helena Carvalho de Sousa (Vó Helena), homenagem a grande matriarca da comunidade.

Nesse sentido o parlamentar pedetista apresentou e teve aprovado, na sessão ordinária realizada ontem, dia 12 de abril, quarta-feira, o Projeto de Lei nº 1545/2023, que dispõe sobre a denominação de prédio público. A aceitação da proposta se deu por unanimidade.

Reginaldo Posto agradeceu a aprovação da matéria explicando para seus pares que ''Maria Helena Carvalho de Sousa nasceu em 25 de março de 1921, em Pedra Branca, no Estado do Ceará. Filha do lavrador Pedro Pereira de Carvalho e de Maria Lino de Carvalho chegou ao Maranhão no ano de 1950, com seu esposo Francisco Paes de Sousa (Chicute), até então mãe de 04 filhos (após chegarem ao Maranhão tiveram mais 7 filhos). Sua família foi uma das primeiras a residir na comunidade. Seu Chicute trabalhava no cartório exercendo o papel de Juiz, chegando a realizar até casamentos. Em 1952 Madrinha Helena começou a trabalhar como professora no Grupo Escolar Juarez Almeida, trabalhando lá por 08 anos, sendo uma professora meiga, carinhosa e atenciosa, sempre com um sorriso nos lábios e uma caligrafia perfeita".

Acrescentou que "Mãe de 11 filhos, entre eles José de Paes, Helenita, Helena Maria, Rivanda, Antônia, Fátima, Antônio, Pitora, Francisco, Pedro e Irene. Suas filhas Maria Helena e Helenita também trabalharam como professoras no Grupo Escolar Juarez Almeida, continuando o legado de sua mãe. Avó de 50 netos e bisavó de 28 bisnetos era mãe, esposa, avó, bisavó, sogra, dedicada, amorosa e cuidadosa. Uma mulher católica de muita Fé, atuante na Igreja e na comunidade. Estava sempre disposta a ajudar e com um sorriso largo no rosto. Nas datas comemorativas produzia lindas mensagens para felicitar a todos. Era uma mulher encantadora. Suas mensagens de carinho encantavam a quem recebia suas cartinhas. Ela transmitia muita paz e amor a todos com suas palavras. Sua religiosidade era uma das suas qualidades mais marcantes. Tinha a tradição de decorar os andores para as procissões da Igreja Católica e fazia lindas e perfeitas flores. É sempre lembrada chegando a Igreja na missa, aos domingos, carregando um belíssimo buquê e cantando a Oração da Paz de São Francisco de Assis, Santo do qual era devota. Também foi catequista transmitindo para as crianças palavras de Fé, ensinando o amor de Deus, mostrando que o Nosso Senhor é o Centro de Nossa Vidas, e tinha uma Fé muito forte e inabalável".

Concluiu afirmando que a homenageada "era muito querida e respeitada por todos da comunidade, que carinhosamente a chamavam de Vó Helena e Madrinha Helena. A comunidade tem dessa mulher admirável uma lembrança forte e marcante, sendo que ela vive até hoje nos corações de todos".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem