Lourival Cunha Souza: SOS Vida celebra 12 anos de luta pela paz no trânsito

Lourival Cunha Souza, engenheiro - A SOS VIDA celebrou, em modesta cerimônia, no dia 15.04.23, em sua sede, o seu 12º aniversário.

Foi uma solenidade simples, com a presença de membros da SOS VIDA com suas esposas, cuja programação constou: a inauguração de um painel de fotografias das principais ações realizadas no período e de uma prateleira com os troféus, medalhas e placas de homenagens recebidas.

Foi lido um rol com as principais realizações do período, em especial as relativas a educação para o trânsito; a entrega de uma placa de agradecimento ao Grão-Mestre Sebastião Bonfim, da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, que é uma excelente parceira desde a fundação da SOS VIDA; e, ainda, teve um curto pronunciamento de todos os membros da organização e da esposa do Presidente Lourival Cunha, a Sra. Denise Souza.

ESPECIALISTA AFIRMA QUE “PRIMEIROS SOCORROS” DEVERIA SER TEMA DE AULA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
A disciplina de Primeiros Socorros é obrigatória no curso de formação de condutores. Além disso, em cursos especializados e de reciclagem de condutores infratores. A importância do tema é incontestável e muitos questionam porque não se trata dessa disciplina nas escolas. Fomos atrás da resposta.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, esse é um dos assuntos da importância social mais relevantes com os quais podemos ter contato num curso de trânsito.

“Primeiros socorros deveria fazer parte de todo e qualquer aprendizado em outros ambientes. Poderia ser assunto nas empresas e é claro que as escolas poderiam estar dando uma grande contribuição para a saúde das pessoas levando o conhecimento básico ou, pelo mínimo, o estímulo para que as pessoas saibam efetivamente o que fazer quando alguém passa mal ou quando alguém é vítima de algum acidente no trânsito ou em qualquer ambiente”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, em muitos países “Primeiros socorros” é tido como um assunto de escola. “Aqui no Brasil por uma série de circunstâncias nós não temos essa cultura. É uma pena. Basta pensar no quanto seria importante para qualquer pessoa que precise de um socorro no meio da rua contar com a tranquilidade de saber que todas as pessoas têm noções mínimas do que deve ser feito e do que não pode ser feito em cada situação”, conclui.
Para que servem as técnicas de Primeiros Socorros?

Primeiros socorros são os procedimentos efetuados em uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua própria vida. A maioria das pessoas tem dúvidas sobre como e quando prestar os primeiros socorros: afinal, ajudar de qualquer jeito prejudica a vítima, não ajudar, significa omissão. Por tudo isso: é preciso aprender a prestar socorro corretamente, e a melhor maneira é fazer um curso de primeiros socorros. Fonte: portaldotransito.com.br (Artigo de Mariana Czerwonka)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:

I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;

II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem