Câmara aprova projeto de lei que denomina UBS da Cohab I de Prentice Silva Veloso

Ascom câmara, Wanderson Ricardo - De autoria do vereador Professor Gusmão (Solidariedade), o Projeto de Lei nº 1543/2023 foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária, realizada na quarta-feira, 29 de março. No PL o parlamentar sugeriu que a Unidade Básica de Saúde da Cohab I – que atualmente passa por reforma – receba o nome do seu sogro já falecido, Prentice Silva Veloso, o popular senhor Veloso.

Na oportunidade, o presidente da câmara Melquiades Neto (MDB), convidou a senhora Lucimar Veloso, viúva do homenageado e sogra do autor da matéria, para acompanhar da Mesa a apreciação da proposição.

Na tribuna o vereador Professor Gusmão fez a leitura da justificativa que foi o suficiente para obter do Plenário aprovação unânime. O parlamentar agradeceu aos Edis pela aprovação do requerido e, agora, cabe ao prefeito Edvan Brandão sancionar a Lei dentro do prazo de dez dias.

Sobre o homenageado
Prentice Silva Veloso, conhecido por todos como Sr. Veloso, nasceu em Bacabal, em 02/08/1947. Filho de João Veloso de Amorim e Quintina Joaquina da Silva Amorim, ainda criança foi morar no povoado Velosiana, município de Olho D’ água das cunhãs, mudou-se para Bacabal-MA em meados de 1959, indo morar na Rua 28 de Julho, na residência da irmã, Antônia Amorim Pereira e de seu esposo José Amorim Pereira, o famoso José Buraco, empresário do ramo de usinas de arroz e postos de gasolina nas décadas de sessenta e setenta. Logo cedo passou a trabalhar nas empresas com dedicação e responsabilidade, a ponto de adquirir a confiança do cunhado. Assim que completou 18 anos, começou a gerenciar um de seus postos de gasolina no município de São Mateus, desempenhando a função com a máxima responsabilidade e presteza, apesar de tão pouca idade.

Em São Mateus conheceu a migrante paraibana Lucimar Almeida Veloso, e com ela começou a namorar. Casaram-se em 1969, e tiveram o primeiro filho em 1970, Prênteci Silva Veloso Junior, quando já moravam em Bacabal, à Rua Osvaldo Cruz. Ali tiveram também a segunda filha, Prenticimar Veloso Gusmão, e permaneceram até 1973.

Mudaram-se então para a Cohab I, sendo uma das famílias pioneiras da tradicional Avenida III. Ali tiveram a terceira e última filha, Patrícia Veloso Soares. A casa 15 sempre foi um lugar de referência para moradores da rua e do bairro, e também de outras áreas, reconhecida como um lugar acolhedor, fosse para assistir aos jogos da copa, participar de eventos festivos ou simplesmente ter aquela conversa de final de tarde na calçada, ocasiões em que Veloso era uma das presenças mais agradáveis, até o final de seus dias.

No final da década de 60, quando o Brasil vivia o auge da Revolução de 1964, passou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Bacabal, no mandato do prefeito Carlos Alberto Dias Sardinha. Adquiriu a confiança de seus superiores, e logo começou a galgar funções de confiança. Formou-se em Contabilidade, em nível médio, e passou a atuar nesta função, servindo à prefeitura de Bacabal como contador nos mandatos dos prefeitos Manoel Quadros de Oliveira, Francisco Coelho Dias e Juarez Alves de Almeida.

Tornou-se secretário de administração do município de Bacabal em 1981, no mandato do prefeito José de Sousa e Silva Filho, o Dr. Cazuza. Graças aos seu perfil conciliatório e proativo, contribuiu com a solução de grandes problemas do município à época. Entre suas conquistas, conseguiu estabelecer uma relação de parceria e confiança com os membros desta câmara municipal, naquele mandato e em outros que se seguiram, como devem se lembrar os mais “experientes” aqui presentes.

Em 1982, tendo em conta sua liderança nas zonas urbana e rural, seu nome foi cogitado para se candidatar a prefeito de Bacabal, porém, em diálogos com a família e atendendo ao espírito conciliador, renunciou à indicação para que se conseguisse apoio político à candidatura daquela que viria a se tornar prefeita, Raimunda Ramos Loiola, a quem também serviu como funcionário da prefeitura, na função de contabilista, e por quem nutria sentimento de amizade.

Serviu ainda como contabilista ao município de Bacabal nos mandatos dos prefeitos João Alberto de Sousa, Jurandir Ferro do Lago e Jocimar Alves de Sousa, nas décadas de oitenta e noventa. Ao longo desse período, seguiu estabelecendo relações de confiança e diálogo com os membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário, tendo sempre o cuidado de colocar o interesse público acima dos demais interesses. Quem o conheceu pessoalmente pode confirmar essa característica.

Definido como homem honrado, digno, generoso e cumpridor da palavra, Prentice Silva Veloso deixou legados para a nossa sociedade, e o maior deles foi a capacidade de servir. Inúmeras vezes contribuiu com o arrefecimento da dor daqueles menos favorecidos. Era um doador nato, incapaz de negar ajuda a quem estivesse em sofrimento. Preocupou-se menos em construir um patrimônio expressivo, e mais em ajudar a família e até mesmo os que pouco conhecia. Muitos destes estão espalhados em nossa cidade, nos bairros da Cohab e suas imediações, em bancas dos mercados, em pontas de ruas da cidade, às margens do Rio Mearim, da BR 316 e das inúmeras estradas vicinais de Bacabal.

No plano pessoal, fez amigos para toda a vida, como João Lopes Cavalcante, o Joca, seu cunhado, proprietário de caçambas que serve ao município de Bacabal até hoje; Clariano Pires de Oliveira, ilustre bacabalense, várias vezes vereador desta casa; Compadre Heitor, empresário do ramo de construção; Júlio César, contabilista; Raimundo Geré e Gaudêncio, funcionários por décadas da Prefeitura de Bacabal; Pedro Filho, médico; Frei Antônio, sacerdote franciscano; Jocimar Alves de Sousa, ex presidente desta Câmara e prefeito municipal; suas cunhadas irmãs, Nair Almeida Sousa, Irandy Almeida Pimentel e Iracy Lopes Pires; seus cunhados irmãos, Raimundo Gregório Dourado Rocha, Raimundo Nonato Cardoso Pires, Severino Alves Pimentel e Francisco Carlos Sousa; entre tantos outros amigos.

No plano familiar, teve 03 filhos, todos encaminhados, profissionais respeitados e íntegros; 08 netos e cinco bisnetos, uma nora, Fernanda Santos Silva, e dois genros, Elenilton Dias Soares e Carlos Alberto Fernandes Gusmão, o vereador que vos fala com imenso orgulho. À família devotou sua vida. Por eles dedicou-se com afinco ao trabalho e praticou uma convivência serena, feliz e harmoniosa. Todos, reafirmo, TODOS os membros da família, os mais próximos e os mais distantes, o reconhecem como o maior exemplo de dignidade, honradez e generosidade que já conheceram.

Veloso faleceu em 10 de agosto de 2022, aos setenta e cinco anos, em decorrência das doenças de Parkinson e Alzheimer, no Hospital Regional Laura Vasconcelos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem