Mulheres advogadas presentes na posse da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas

Portral OAB/Ma - Advogadas, representando a OAB Maranhão, prestigiaram a posse da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/MA). O evento aconteceu no dia 23/03, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na oportunidade, tomaram posse: a advogada Patrícia Pestana de Azevedo (presidente), Érica Souza (tesoureira), Valdélia Campos (secretária), Luciana Campos (conselheira fiscal suplente), Valéria Lauande (coordenadora nordeste) e Leidyane Vieira (coordenadora associada). A gestão é para o triênio de 2023 a 2026.

“Esse é o ano do posicionamento da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas. A nossa relevância vai fazer um movimento importânte no estado do MA”, disse a presidente Patrícia Pestana de Azevedo.


Para mostrar a força da presença feminina na OAB/MA, participaram do evento: a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves; a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Sandra Macedo; a presidente da Comissão de Direito e da Advocacia Militar, Ana Saraiva; as Conselheiras Estaduais, Isabel Clark e Luciana Costa, entre outras advogadas.

“A ascensão das mulheres na carreira jurídica tem feito a sociedade repensar que o lugar delas também é nos tribunais, nos escritórios, nas audiências e onde mais quiserem”, afirmou Nathusa.

A coordenadora-geral adjunta da Comissão da Mulher e da Advogada, Márcia Reis, que recentemente lançou um livro em memória à sua mãe, entitulado “Entre Amores, Lágrimas e Saudades-Memórias de Itala da Natividade”, presenteou a plateia com a declamação de uma linda poesia que exaltava a mulher.

A mudança do cenário masculinizado se mostra em números: dados da OAB revelam que quase metade da advocacia do país é composta por mulheres. Já em relação à magistratura, o número é menor, pois elas representam 37,3% dos magistrados em atividade em todo o Brasil, conforme aponta pesquisa do CNJ.

Sobre a ABMCJ
A ABMCJ é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada em 1985, com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa e do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento e a proteção de meninas e mulheres.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem