Desembargadora Angela Salazar deixa a presidência do TRE-Ma

Portal TRE - Nesta terça, 1º de março, a desembargadora Angela Maria Moraes Salazar se despediu da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão após 10 meses de gestão. A magistrada assumira o cargo em 19 de maio de 2022.

Em vídeo apresentado durante sessão solene de posse da nova mesa diretora do órgão, a desembargadora Angela Salazar registrou que 2022 foi um ano de muitos desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral, mas que nunca seria demais lembrar, inclusive porque dele este órgão especializado saiu mais fortalecido, recebendo apoio de magistradas (os), servidoras (es) e inúmeras instituições, até mesmo de organismos internacionais.

Já na sua posse no cargo, a presidente Angela Salazar previu o que se veria nos meses seguintes de sua gestão: com ajuda de servidoras e servidores, magistradas e magistrados, colaboradoras e colaboradores, de candidatas e candidatos, partidos políticos, do Ministério Público Eleitoral e outros tantos órgãos, vislumbrou soluções para enfrentar e combater, com firmeza, sabedoria, serenidade, e de forma eficaz, os fenômenos que ameaçavam a Democracia.

Em especial no ano em que a Justiça Eleitoral completou 90 anos de atuação no país, Angela Salazar, mulher preta, de origem humilde e que lutou muito para conquistar seu espaço de poder - de onde ecoa sua voz, foi uma das protagonistas que assegurou que os resultados das eleições de 2022 correspondessem à vontade legítima e soberana da eleitora e do eleitor.

Durante sua gestão colaborativa e dialogada, não só com aqueles que integram a Justiça Eleitoral, mas, também, com os demais parceiros, contribuiu para que o TRE-MA do Maranhão recebesse o Selo Prata do Prêmio CNJ de Qualidade. Também implantou os programas “TRE em Ação” e “Fale, Maria”, além de ter instaurado a Ouvidoria da Mulher.

Com o TRE em Ação, a desembargadora Angela Salazar demonstrou que não se limitaria apenas a realizar as eleições, à contagem de votos e a proclamar os vencedores, mas também a ter um papel socioeducativo relevante, contribuindo no sentido de levar informações para o efetivo exercício da cidadania.

Desenvolvido pela Justiça Eleitoral maranhense em parceria com a sua Ouvidoria da Mulher, o Ministério Público Eleitoral, a Ordem dos Advogados e a Federação dos Municípios, o TRE em Ação teve como temas prioritários a violência política de gênero, candidaturas fictícias, assédio e desinformação. No total, foram 8 municípios alcançados: Timon, Caxias, Codó, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Bacabal e Pedreiras.

Ao lançar o programa Fale, Maria, Angela Salazar explicou que seu objetivo seria transformar o olhar, o pensar e as atitudes da justiça eleitoral maranhense, assim como da sociedade em geral, em relação ao fenômeno da violência de gênero em suas variadas formas. O Fale, Maria, é de enfrentamento, prevenção e combate à violência de gênero, que visa desconstruir a cultura do patriarcado e machismo estrutural através de ações educativas, orientando e sensibilizando as pessoas que dele participam.

Com significado superior e relevante, Angela Salazar também foi destaque ao palestrar no Seminário promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral que debateu temas sobre Democracia e Consciência Antirracista, sendo aplaudida de pé pelas autoridades presentes, entre elas, os ministros Alexandre de Moraes, presidente, e Benedito Gonçalves, corregedor.

O evento teve o objetivo de demonstrar o fortalecimento do exercício da capacidade eleitoral da população negra, além de tratar dos direitos de todas as pessoas no ambiente de trabalho e na sociedade.

Sempre serena, racional, atenta, porém afetiva e justa, cumpriu a importante função de vice-presidente do Colégio de Presidentes de TREs, tendo sido eleita em agosto de 2022 e empossada em janeiro de 2023.

A eleição e posse no COPTREL marcou sua trajetória na Justiça Eleitoral, a quem sempre externou ser um sonho integrar, realizando-o no momento oportunizado por Deus, deixando sua marca registrada por tanta sensibilidade em tratar de assuntos eleitorais, administrativos e humanos.

Demonstrando sua força institucional, conseguiu, antes que deixasse a presidência do eleitoral maranhense, fazer com que o COPTREL fosse realizado em São Luís e também realizou a entrega de medalhas do mérito eleitoral a mais de 30 personalidades e implantou o plenário virtual para julgamento por meio eletrônico de processos.

Ao longo dos 10 meses à frente da Justiça Eleitoral Maranhense, a desembargadora Angela Salazar realizou seu sonho de servir com humildade e ética, encerrando-o com honra ao deixar sua foto descerrada na Galeria de Presidentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem