Com o objetivo de minimizar o caos na Estrada da Bela Vista vereador Venâncio do Peixe requer a instalação de barreiras New Jersey, ligação dos semáforos na BR-316 e o afastalmento da Avenida dos Tucanos

Abel Carvalho - Preocupado com a caótica e absurda situação vivida diariamente pelos bacabalenses que precisam usar a Avenida Dr. Francisco Dias de Sousa, via popularmente conhecida como estrada da Bela Vista, que liga entre outros os bairros, o Residencial Terra do Sol, Residencial José Lisboa, Novo Bacabal, Vila Coelho Dias, Vila Clodomir Filho e Satuba a BR-316 e ao centro da cidade; que apresenta estatísticas elavadas de acidentes e o registro quase diário de mortes, o vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), apresentou mais três proposições com o objeto de, pelo menos, minimizar o grave problema vivido por esses usuários.

Barreira New Jersey
No Requerimento nº 31/2023, o pedetista solicita que o prefeito Edvan Brandão de Frias (PDT), autorize a secretaria de obras e urbanismo, a proceder a imediata Instalação de Barreira New Jersey como divisória de segurança na Avenida, no perímetro compreendido entre a BR-316 e o Residencial Terra do Sol.

Justificou mostrando que desnecessário se faz contar a caótica e grave situação que os bacabalenses vivem todos os dias ao usar a aquela via para se locomoverem. Destacando, porém, a sequência quase diária do registro de mortes que, por se só justificava o seu pedido.

Explicou que os dispositivos de proteção, especificamente barreiras rígidas, tais como: barreira rígida tipo New Jersey, barreiras flexíveis e guarda-corpos, são anteparos de proteção definidos quanto à forma e resistência por regulamentação normativa específica ou por configurações típicas de uso consagrado pelo Ministério dos Transportes, e que as barreiras rígidas ou flexíveis têm por finalidade reconduzir veículos desgovernados à pista, da forma mais suave e natural possível, permitindo desaceleração leve no redirecionamento dos veículos.
Ligação semáforos
No Requerimento nº 16/2023, solicita que Edvan Brandão autorize ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT) a imediata ligação, e colocação em funcionamento, dos semáforos instalados, a meu pedido, na BR-316, quilômetro 361, na confluência da rodovia com a Rua Magalhães de Almeida e Avenida Dr. Francisco Dias (Estrada da Bela Vista), neste Município.

Explicou que tal medida é uma solicitação dos moradores e motoristas, que trafegam diariamente pelos dois trechos, pois é comum a ocorrência de acidentes, principalmente na travessia de motociclistas e pedestres.

Explicou ainda, que a população argumenta que está muito difícil fazer passagem na BR-316, ainda mais, nos horários de pico, devido à alta velocidade com que transitam os veículos pela rodovia. Sendo assim, antes que mais acidentes ocorram ou vidas sejam ceifadas, solicitamos ao DNIT a sinalização, com a instalação dos semáforos, neste perímetro da BR-316 (quilômetro 361), neste Município.

Explicou também, que a principal dificuldade, que era a aquisição e instalação dos semáforos, além da autorização do DNIT, já está saneada, que a obra está concluída a meses, e que, em razão disso, não entende o porque da demora na entrega da mesma, ou da simples colocação do sistema em operação.

Asfaltamento Avenida dos Tucanos
Requerimento nº 32/2023, solicita a Edvan a imediata urbanização, com implantação de capeamento asfáltico e construção de meios fios e sarjetas da Avenida dos Tucanos, perímetro compreendido entre a BR-316 (Vulcanizadora União) ao Bairro Novo Bacabal.

Justificou mostrando que a via, se recuperada, pode desafogar o trânsito intenso vivenciado diariamente na Avenida Dr. Francisco Dias de Sousa (Estrada da Bela), que, quase todos os dias ceifa a vida de um bacabalense. E nesta última semana e, final de semana, vivemos vários e trágicos exemplos.

Frisou que a pavimentação asfáltica das nossas vias, ruas e avenidas, é de suma importância para as comunidades, gerando qualidade de vida e oportunizando melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. Mormente ao estágio de degradação que a Avenida dos Tucanos, que liga as cohabes e o Parque Santa Clara ao Novo Bacabal e a Vila Frei Solano se encontra, os seus usuários diários vêm sofrendo, pois a situação dificulta o ir e vir dos cidadãos, danificando veículos e motocicletas que diariamente transitam por essa via fazendo manobras perigosas, o que, de certa forma, poderá ocasionar acidentes graves e danificação do patrimônio.

Frisou ainda, que a proposição trata de um anseio comunitário e um sonho das famílias em serem agraciados com a pavimentação, uma vez que, ameniza os transtornos causados pela ação do tempo, tanto período chuvoso quanto nos períodos de seca.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem