Lourival Cunha Souza: SOS Vida e parceiros fazem evento em memória das vítimas de acidente de trânsito

Lourival Cunha Souza - A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO está desde o final de setembro deste ano articulando com seus PARCEIROS as providências para realização do evento celebrativo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Transito que ocorrerá pelo décimo segundo ano consecutivo, sempre no terceiro domingo de novembro.

Em 2022 o evento acontecerá no dia 20 de novembro, das 8h às 10h30 na Av. Litorânea, no trecho entre a praia do Caolho e a praça de alimentação, no Calhau.

CORRER MENOS PARA VIVER MAIS
J. Pedro Corrêa aborda a chegada da ISA – Assistência Inteligente de Velocidade – ao mercado como um dos mais importantes mecanismos para evitar excessos de velocidades e salvar vidas no trânsito.

Eis aí um jogo estranho: o vencedor nem sempre sai ganhando, mas quando perde, pode perder tudo, até a vida: o excesso de velocidade, que continua sendo um dos maiores desafios do trânsito em todos os tempos. Desde o sempre ele tem sido o vilão do trânsito pelas perdas que provoca e pelas dores que deixa na sociedade. Já se tentou de (quase)tudo para coibir o excesso de velocidade, mas, aparentemente nada consegue tirar o ímpeto dos que o apreciam ou mesmo que, praticando, não se dão conta de que estão colocando suas vidas em risco e principalmente as dos demais usuários do trânsito. Todas essas tentativas frustradas de enfrentamento mostram apenas que aprendemos muitas formas de como a coisa não funciona. Significa, outrossim, que teremos de tentar outras maneiras ainda não aplicadas.

Recebi na sexta-feira, 28/10 um relatório do Conselho Europeu de Segurança no Transporte (ETSC) comum resumo das respostas sobre as propostas do Conselho para a redução da velocidade nos países membros.

Sempre há ganhos nestes movimentos em favor da segurança. Notadamente quando membros se dispõem a discutir o tema de forma mais profunda com suas lideranças políticas que precisam ser convencidas da importância das medidas sugeridas.

No caso da proposta atual do ETSC, seu objetivo maior é a redução das fatalidades no trânsito dos países membros.

Por outro lado, a Europa se prepara para começar outra experiência importante que pode ser decisiva no controle da velocidade. Falo de um equipamento chamado ISA – Assistência Inteligente de Velocidade.
A ISA impede que o automóvel ultrapasse a velocidade da via, mesmo que o motorista pressione o acelerador.

O Conselho Europeu de Segurança dos Transportes afirma que “se reduzisse a velocidade em apenas 1%, já seria possível diminuir 4% das mortes no trânsito em toda União Europeia”. Essa afirmação dá uma ideia do quanto os países podem ganhar com a utilização da ISA.
No Brasil ainda não temos nenhum tipo de dispositivo nesta área, mas isto será inevitável e por isto devemos nos preparar para saudar sua chegada.

Estejamos, pois, atentos pois está chegando a hora de provar que, correr menos, pode significar viver mais. *J. Pedro Corrêa é consultor em programas de segurança no trânsito. Fonte: www.portaldotransito.com.br (Trecho do artigo de J. Pedro Corrêa, que é consultor em programas de segurança no trânsito)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 31. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem