Tranquilidade marca dia de eleição no Maranhão

Mais de 3 milhões de eleitores compareceram às urnas
Portal TRE - Dia 3 de outubro, segunda, às 2h11 da madrugada, foi concluída a eleição no estado do Maranhão. O resultado foi confirmado na sede do Tribunal Regional Eleitoral pela presidente Angela Salazar e pelo corregedor José Luiz de Almeida.

Nas eleições 2022, a disputa foi para deputado (a) federal, deputado (a) estadual, senador (a), governador (a) e presidente. Venceu para governador Carlos Brandão com 1 milhão 769 mil 187 votos (51,29%) e para senador Flávio Dino com 2 milhões 125 mil 811 votos (62,41%).



Já para presidente haverá 2º turno, que ocorre no dia 30 de outubro, entre Jair Messias Bolsonaro e Luis Inácio Lula da Silva.

Para presidente, o eleitorado que compareceu às urnas foi de 3 milhões 920 mil 435 eleitores (77,80%), com abstenção de 1 milhão 118 mil 852 eleitores (22,20%). Estes números consideram os eleitores que pediram transferência temporária e que só podiam votar para esse cargo.

O comparecimento estadual foi de 3 milhões 918 mil 212 eleitores (77,79%) e a abstenção foi de 1 milhão 118 mil 518 eleitores (22,21%)

No Maranhão, das quase 17 mil urnas eletrônicas (contando com as de contingência), 98 foram substituídas e os 65 postos avançados de transmissão (PATs) comunicaram com rapidez os resultados.

Durante todo o dia a eleição transcorreu com muita tranquilidade, sem grandes intercorrências, sem violência, o que foi reafirmado pela desembargadora Angela Salazar durante coletiva ao final da votação (coletiva disponível no canal TRE-MA do Youtube)

Abertura Oficial
No início da manhã, às 7h, o TRE-MA realizou solenidade de abertura oficial das eleições. Durante o evento, a desembargadora Angela Salazar agradeceu a Deus por ter a oportunidade de presidir as eleições com serenidade e firmeza em um momento de tanta polarização.

Agradeceu e reconheceu o extraordinário desempenho e contribuição das servidoras e dos servidores, magistradas, magistrados, promotoras, promotores e integrantes da Corte Eleitoral para assegurar às cidadãs e aos cidadãos maranhenses a expressão maior da democracia: o exercício livre do voto para a escolha de seus representantes nas esferas executivas e legislativa. De forma especial, enalteceu as mesárias e os mesários que atenderam ao chamado da justiça eleitoral.

Não deixou de reconhecer também a indispensável contribuição dos colaboradores como Tribunal de Justiça, Exército Brasileiro (através dos 22º BIS, 24º BIS e 50º BIS, Polícia Federal, ABIN, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Capitania dos Portos, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Magistrados e a imprensa.

Por sua vez, o desembargador José Luiz Almeida disse que esta data é um tributo a democracia, homenageando o eleitor, para quem a festa foi preparada. “Com a dignidade da sua história e da sua consciência, certamente saberá escolher os seus representantes”, refletiu.

Auditorias
Na sede da Associação dos Magistrados ocorreu das 8 às 17h o teste de integridade nas 27 urnas eletrônicas do Maranhão escolhidas pelas entidades fiscalizadoras no sábado em audiência pública conforme determina a Resolução TSE nº 23.673/2021.

Em 8 seções eleitorais do estado, entre elas, duas da capital (zona 89, seção 3 que funciona no Colégio de Santa Bárbara e zona 76, seção 47 que funciona no colégio Dom Pedro II), urnas foram submetidas aos testes de autenticidade.

A auditoria foi acompanhada pelo observador Juan Herrera, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e por representantes de entidades fiscalizadoras e partidos políticos.
Acessibilidade

Uma novidade da eleição no estado foi a parceria que o TRE-MA firmou com Associação Maranhense dos Tradutores, Intérpretes e Guias-Interpretes da Língua de Sinais (AMATILS) através do Projeto “Eleições Acessíveis em Libras”, que ofereceu serviços de tradução e interpretação de discursos por meio de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e atendimento de eleitor com deficiência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem