IBGE entra na reta final do Censo com total apoio da Prefeitura de Bacabal

Assecom Bacabal, Clemilson Rodrigues e Wanderson RicardoO encontro foi no auditório da Prefeitura de Bacabal na manhã de hoje, 26, e reuniu os secretários do governo municipal e supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na ocasião, foi apresentado um balanço do trabalho feito pelo órgão que está em fase conclusiva do censo demográfico de 2022, que teve início no dia 1º de agosto.

No último balanço feito pelo IBGE, dos 176 setores que estão previstos para coleta do censo, 114 já estavam concluídos. Foram 42.542 endereços visitados. Porém, o que preocupa os recenseadores é o número de domicílios fechados que totalizam 2.170. Até o dia 16 de outubro, o IBGE revelou que o total da população bacabalense recenseada é de 89.248 habitantes.

No dia 11 de agosto, o prefeito Edvan Brandão recebeu a equipe de recenseadores em sua casa e concedeu a entrevista respondendo ao questionário do IBGE. Na ocasião, o gestor pediu aos bacabalenses que colaborassem com a realização do Censo – explicando que é a partir desse levantamento de informações que é possível saber direcionar as políticas públicas a serem desenvolvidas no município e os recursos a serem enviados para a cidade.

O IBGE tem buscado alternativas para fechar o mapa do censo que inclui a sede e zona rural de Bacabal. O agente censitário supervisor João Carlos, pediu o apoio dos secretários para promover o trabalho do IBGE e ajudar a combater a desinformação e o receio dos moradores que ainda não compreenderam a importância do trabalho do Instituto para os cidadãos bacabalenses.

Ivane Ramos, Secretária de Administração, também reforçou o pedido. “Nós pedimos aos bacabalenses que recebam os recenseadores em suas casas e que respondam ao questionário. Nós não só entendemos a preocupação do IBGE, como sabemos, que se a população se recusar a receber os recenseadores, não teremos o número real de habitantes do nosso Município e isso causa impacto na execução de políticas públicas e investimentos nos setores público e privado”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem