Flávio Dino é eleito novo senador do Maranhão

O ex-governador do Maranhão foi eleito com mais de 60% dos votos válidos

Jornal PequenoO ex-governador Flávio Dino (PSB) foi eleito, neste domingo (2), senador. O ex-governador do Maranhão foi eleito com mais de 60% dos votos válidos.

Roberto Rocha, do PTB, ficou em segundo lugar.

O Novo Senador
Flávio Dino de Castro e Costa (São Luís, 30 de abril de 1968) é um advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). É professor de direito constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e foi governador do estado do Maranhão.

Formou-se em direito em 1991 pela UFMA e concluiu o mestrado em direito na UFPE em 2001. Foi juiz federal de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo seu mandato até 1º de fevereiro de 2011. Foi diretor da Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), e também-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou de junho de 2011 até março de 2014, devido à sua pré-candidatura ao governo do estado do Maranhão.

Em 2014, foi eleito governador do Maranhão, com 63,52 por cento dos votos válidos, sendo o primeiro governador eleito que não foi apoiado pelo partido do governo e a segunda vez em que um candidato do grupo político liderado por José Sarney não é eleito. A primeira vez foi em 2006, quando Jackson Lago venceu Roseana Sarney.Lago foi cassado em 2009. Flávio Dino também foi o primeiro filiado do PCdoB a governar um estado da federação desde a cisão com o PCB em 1962.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem