Ciceroneada por Roberto Costa e indiferente ao apoio a Lula, Simone Tebet foi apoiada pelo MDB na escala em São Luís

Acompanhada por Roberto Costa, Simone Tebet faz campanha na Praia Grande
Ribamar Corrêa, repórter tempo - A candidata do MDB a presidente da República, senadora Simone Tebet (MS) passou cerca de 20 horas em São Luís em campanha – chegou na tarde de quinta-feira e partiu no final da manhã de sexta-feira. Nesse período, foi acolhida pelo braço maranhense do seu partido, fez caminhadas na Rua Grande e na Praia Grande e se reuniu com mulheres evangélicas. Ciceroneada pelo vice-presidente do MDB estadual, deputado Roberto Costa, a candidata emedebista cumpriu uma agenda inteligente e adequada, que incluiu também um jantar com a presidente do MDB no Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney, que apoia a candidatura do ex-presidente Lula da Silva (PT). Indiferente a essa incongruência partidária, a candidata emedebista aproveitou ao máximo a escala de campanha no Maranhão, fazendo o que de fato lhe interessava: foi às ruas ao encontro da massa eleitoral.

Por onde passou, incluindo o restaurante do hotel no café da manhã, a senadora Simone Tebet conseguiu o que outros candidatos, a começar pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), provavelmente não conseguiriam: manifestações unânimes de respeito e de carinho pela sua candidatura. Em caminhada na Rua Grande, na quinta-feira, com a participação da senadora Eliziane Gamas (Cidadania), a candidata emedebista foi aplaudida em todo o itinerário, posou para fotos, respondeu a perguntas feitas à queima-roupa, exibindo sempre um sorriso fácil. O mesmo aconteceu, ontem, na Praia Grande, onde caminhou seguida por militantes do partido e por simpatizantes da sua candidatura. Embarcou no final da manhã para Brasília exibindo satisfação com as horas que viveu no Maranhão. “Foi impressionante o carinho e a atenção das pessoas para com ela”, disse o deputado Roberto Costa, que em seu nome e no da presidente do partido, acompanhou a visitante, dando-lhe total apoio político e logístico.

A avaliação geral é a de que, se não está conseguindo suporte eleitoral para viabilizar sua candidatura na corrida às urnas, a candidata do MDB está se tornando uma referência política importante no País. Sua condição de mulher, seu preparo técnico, sua fidelidade ao partido e sua atuação parlamentar, com destaque para a sua participação na CPI da Covid, tornaram Simone Tebet conhecida e respeitada em todo o País, conhecimento que foi ampliado com a participação dela no debate da TV Band, no final de agosto. O fato de não receber declarações de voto numa escala de corrida presidencial se deve principalmente à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, e o ex-presidente Lula da Silva, que vem sendo construída desde antes das duas candidaturas serem definidas. “Ela está muito consciente disso”, observou o deputado Roberto Costa.

Simone Tebet desembarcou no Maranhão perfeitamente ciente do apoio dos líderes do MDB à candidatura do líder petista, por se tratar de uma relação que vem de 2002, quando Roseana Sarney foi tirada da corrida ao Palácio do Planalto por uma suposta armação feita pelo comando do PSDB, para viabilizar a candidatura do tucano José Serra, que acabou derrotado por Lula com o apoio de Roseana Sarney. Quando buscava apoio no MDB para ser candidata, ela conversou com Roseana Sarney e com o ex-presidente José Sarney e deles ouviu que nada tinham contra seu projeto, mas que infelizmente, por razões muito fortes, apoiariam a candidatura do ex-presidente Lula da Silva. Ao ser informada da vinda da candidata emedebista a São Luís, Roseana Sarney escalou o vice-presidente do MDB, deputado estadual Roberto Costa, para recebe-la e ciceroneá-la em seu nome e no dele próprio, o que aconteceu. As duas só se encontraram e conversaram no jantar de quinta-feira. O deputado Roberto Costa a recebeu, acompanhou-a nos três eventos, cumprindo uma tarefa partidária e pessoal, alterando sua agenda de candidato à reeleição.

– Para mim foi uma honra receber e acompanhar a senadora Simone Tebet, que está orgulhando o nosso partido – disse o deputado, após embarca-la no Aeroporto do Tirirical, no final da manhã.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem