Prefeito Edvan Brandão participa da solenidade de implantação da Patrulha Maria da Penha em Bacabal

Assecom Bacabal - Na manhã desta terça-feira, dia 16 de agosto, a Patrulha Maria da Penha foi implantada em Bacabal em uma solenidade realizada no templo da Igreja Assembleia de Deus do bairro Cohab I. O evento contou com a presença de várias autoridades públicas, a exemplo do secretário estadual de segurança pública Sílvio Leite, do comandante geral da Polícia Militar Emerson Bezerra, do prefeito Edvan Brandão, da vice-prefeita Graciete Trabulsi, do comandante do 15º BPM Major Berrêdo, da presidente da subseção da OAB Andreia Furtado, da vereadora Nathália Duda, além de representantes da polícia civil, do poder judiciário e, da sociedade civil organizada.

Criada pelo Decreto Estadual nº 31.763 a Patrulha Maria da Penha executa um trabalho humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade, além de atuar na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência oriundas do Poder Judiciário. A senhora Ivaneide Brandão, primeira-dama do município, falou sobre a importância da conquista. “Me sinto muito feliz hoje pela implantação da Patrulha Maria da Penha na nossa cidade. É um recurso de proteção de defesa das mulheres que, infelizmente sofrem agressão. Mas, eu quero dizer aqui, não só como secretária de assistência social, mas como mulher, que a partir de hoje temos um canal mais acessível para pedir ajuda e buscar o apoio necessário através da Polícia Militar”, afirmou.


A 11ª base da Patrulha especializada em combater a violência contra a mulher, terá como oficial no comando, a bacabalense Soraya Ibiapina. “Fico muito feliz. Bacabal é a cidade que eu nasci e fico bastante contente em saber que Bacabal está recebendo a Patrulha Maria da Penha a partir de hoje. É um trabalho importante que a Polícia Militar do Maranhão vem desenvolvendo em todo o estado aumentando o número de patrulhas e aumentando os atendimentos as mulheres”, destacou a Tenente.

A tropa do 15º Batalhão vai receber capacitação durante os próximos dias para efetivar todas as diretrizes da nova base. “É uma ferramenta que a Polícia Militar do Maranhão está levando para o interior do estado, justamente para a gente combater esses índices que infelizmente os dados mostram que no interior são mais graves. Então, quando a gente capacita a Polícia Militar e a rede para esse atendimento, a gente vai evitar que essa mulher seja revitimizada”, disse a comandante de segurança comunitária, Tenente-Coronel Edhyelen Almeida.

“Nós estamos implantando a 11ª Patrulha Maria da Penha no Estado do Maranhão, que é justamente aqui na cidade de Bacabal. Nós estamos fortalecendo o combate da violência contra mulher tanto na parte repressiva como na prevenção”, declarou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra.

Para o secretário de segurança pública, Sílvio Leite, é importante a parceria com a prefeitura de Bacabal para o fortalecimento dos serviços de proteção e prevenção da sociedade. “Nós temos aqui a parceria da prefeitura municipal então nós só temos que agradecer aos nossos parceiros e quem ganha com isso é a sociedade bacabalense, a sociedade maranhense de um modo geral. O foco sempre na redução nos índices de violência e criminalidade em especial na violência contra a mulher”.

O prefeito Edvan Brandão falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas com o 15º BPM e a disposição em ajudar o comando geral na implantação de um instituto médico legal em Bacabal. “É mais um ganho para nossa sociedade, para nossas mulheres bacabalenses. Fico feliz em participar desse momento porque temos visto o quanto é importante a união dos órgãos públicos em defesa do povo. Recentemente tivemos a inauguração do consultório odontológico no quartel da Polícia, hoje está sendo implantada a Patrulha Maria da Penha e já firmamos o compromisso de apoiar a Secretaria de Segurança Pública, na implantação do IML em nossa cidade”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem