Eleitores e eleitoras de Bela Vista testam a urna modelo 2020

Portal TRE - “É uma simulação, mas para mim é sério. Eu quero saber como a gente vota, para no dia certo, eu saber como votar para não perder nenhum voto”. Essa é a afirmação de seu Luiz Gonzaga Silva, 63 anos, o primeiro eleitor a votar na Escola Municipal Deputado Pedro Veloso, um dos locais de votação da simulada que ocorreu em Bela Vista do Maranhão, termo da 77ª zona eleitoral de Santa Inês, cerca de 248 km da capital.

A cidade foi escolhida porque utilizará pela primeira vez nas eleições 2022 as urnas eletrônicas 2020 e ainda por ter proximidade com a cidade-sede da zona e eleitorado pequeno.

Dos 10.338 eleitores convidados para a ação, 925 compareceram voluntariamente, o equivalente a 9.72% do eleitorado apto a votar. Este número excedeu à expectativa do Tribunal Regional Eleitoral e foi suficiente para realizar medições do tempo de habilitação e do voto em si, testar equipamentos, softwares, além de avaliar a atuação de mesárias e mesários.

Para a desembargadora Angela Salazar, presidente do TRE-MA, a simulada foi uma oportunidade para que nós avaliássemos a questão do tempo que o eleitor gastaria da habilitação perante a mesa eleitoral até a conclusão da votação dos 5 cargos, quais sejam: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

“Também tivemos a oportunidade de avaliar a segurança, a transparência do funcionamento das urnas eletrônicas. Não houve nenhuma incidência e nenhuma intercorrência com relação ao funcionamento regular da urna eletrônica. Portanto, a população, o eleitorado maranhense deve ficar tranquilo porque as urnas modelos 2020 demonstram que são seguras, transparentes e céleres”, ressaltou a presidente.

Já o juiz da 77ª zona eleitoral, Samir Mohana, que participa da segunda simulada dele (a primeira ocorreu em Urbano Santos), definiu com satisfação e sucesso a simulada. “A adesão da população foi massiva. Eles compraram a ideia, engajaram e nos trouxeram valiosas informações para que a gente pudesse avaliar como está sendo o preparo das urnas, treinamento dos mesários e com isso aprimorar o processo eleitoral”.

Os eleitores de Bela Vista do Maranhão votaram em 16 urnas eletrônicas, distribuídas em 11 locais de votação, os mesmos que serão usados nas eleições de 2022.

A urna eletrônica 2020 trouxe várias inovações, entre elas baterias que não demandam recargas a cada 4 meses de armazenamento, passando a ter vida útil mais longa; passam a usar pen drives como mídias de aplicação - o que facilita a logística; o processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.

Outra grande inovação é o terminal do mesário. Ele não tem mais teclas, possui uma tela sensível ao toque. O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez.

Para essa simulada, 10 técnicos do Tribunal Superior Eleitoral vieram participar e observar o andamento dos trabalhos. Estiveram em Bela Vista o coordenador de Tecnologia Eleitoral, o assessor de Gestão de Identidade, a coordenadora da Comissão de Mesários e integrantes da Comunicação.

Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, disse que participar da simulada foi muito importante porque foi possível observar o comportamento real dos eleitores e dos mesários. “Foi muito interessante observar aqui o comportamento real dos eleitores perante a urna nova; o comportamento real dos mesários com o terminal do mesário com tela sensível ao toque; também verificando a preparação das seções com a nova cabine de votação adaptada à urna modelo 2020 e a gente percebeu aqui que os sistemas estão todos correndo direitinho, conforme o planejado, e isso demonstra que a eleição de outubro vai ser bem tranquila”, pontuou o servidor.

Por sua vez, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-MA, Gualter Gonçalves, que é o idealizador do projeto “Eleição Simulada” promovido pelo Regional desde o ano eleitoral de 2004, lembra que a primeira cidade a recebê-lo foi Aldeias Altas, em seguida São José de Ribamar (2006 e 2008), Paço do Lumiar e Raposa (2010), Benedito Leite (2012), Fernando Falcão (2014), São João do Sóter (2016), Montes Altos (2018) e Lima Campos (2020).

Para ele, a simulada é uma forma de testarmos o sistema eleitoral num ambiente real, de eleição, onde é possível testar todas as etapas da eleição com participação de mesários e eleitores.

“Encerramos a eleição simulada do município com a participação significativa dos eleitores e uma avaliação muito positiva por parte da Justiça Eleitoral tanto dos técnicos do TRE Maranhão quanto dos técnicos do TSE que acompanharam toda a votação. A urna se comportou muito bem, foram feitas algumas observações em relação a ajustes direcionados ao treinamento de mesários e mais dados serão analisados no decorrer da semana mediante análise do log das urnas e também dos questionários de avaliação que foram aplicados tanto com os eleitores quanto com os mesários”, concluiu o secretário.

Acompanharam a simulada, além da presidente e do juiz titular da zona, os juízes Anna Graziela (ouvidora da Mulher) e Cristiano Simas (ouvidor e presidente da Comissão de Segurança e de Acessibilidade), os juízes auxiliares Rosângela Prazeres (Presidência) e Angelo Santos (Corregedoria); a promotora eleitoral Camila Gaspar (77ª ZE); o assessor Mário Lobão (Corregedoria); o diretor-geral Hebert Leite; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Bela Vista, além de servidores e servidoras do Regional das áreas de Tecnologia da Informação, Cerimonial, Comunicação e treinamento de mesários.

Resultado da Votação
A eleição foi realizada em ambiente real à eleição, mas com candidatos fictícios. Para essa eleição foi escolhido o melhor bairro, manifestação folclórica, rua, lagoa e praia.

Deputado Federal
Bairro Monte Castelo - 298 (33,60%)
Bairro Anil - 201 (22,66%)
Bairro Calhau - 169 (19,05%)
Bairro Camboa - 100 (11,27%)
Bairro Cohab - 97 (10,94%)

Deputado Estadual
Bumba meu boi - 402 (45,32%)
Capoeira - 125 (14,09%)
Cacuriá - 101 (11,39%)
Tambor de crioula - 91 (10,26%)
Frevo - 69 (7,78%)
Xaxado - 39 (4,40%)

Senador
Rua do Giz - 304 (34,98%)
Rua da Estrela - 275 (31,65%)
Rua das Crioulas - 151 (17,38%)
Rua do Ribeirão - 139 (16%)

Governador
Lagoa do caboclo morto - 567 (67,18%)
Lagoa Azul 153 (18,13%)
Lagoa do Cassó - 72 (8,53%)
Lagoa da Gaivota - 52 (6,16%)

Presidente
Praia do Araçagi - 259 (29,80%)
Praia do Calhau - 241 (27,73%)
Praia Ponta da Areia - 237 (27,27%)
Praia do Olho d'Água - 132 (15,19%)

Obs.: o comparecimento para presidente foi maior do que para os demais cargos porque 4 servidores do TSE (transferências temporárias) só puderam votar para este cargo. Assim, o comparecimento para presidente foi de 929.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem