Roberto Costa diz que será encaminhado apoio a Brandão, Camarão e Dino em convenção hoje

John CutrimO vice-presidente estadual do MDB, deputado Roberto Costa, disse ao blog do John Cutrim que será levada à apreciação, na convenção de hoje(21) do partido, a proposta de apoio à chapa majoritária do governador Carlos Brandão, que inclui também o nome do ex-governador ao Senado. Esse entendimento conta com o apoio do presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi.

“Vai ser levada a proposta de apoio à chapa majoritária de apoio ao governador Carlos Brandão, onde inclui o senador. Isso é fruto de um amplo e profundo debate entre as bancadas estadual e federal, com os nossos pré-candidatos, membros do diretório e todo o partido em geral”, disse Costa.

De acordo com Roberto Costa, todo esse processo de discussão e encaminhamento tem sido comandado pela liderança da presidente do partido, a ex-governadora Roseana Sarney, ouvindo e dialogando com todos os segmentos da legenda, conduzindo todo esse processo de decisões internas junto ao presidente nacional Baleia Rossi.

Roberto Costa frisou que a grande maioria da executiva e do diretório estadual e delegados encaminham para o apoio ao conjunto da chapa do governador Carlos Brandão, tendo como vice Felipe Camarão e senador Flávio Dino. “Por questões legais, a tendência da maioria do partido é encaminhar dessa forma. Por conta do impedimento da nova legislação eleitoral, apoiamos o conjunto da chapa majoritária, que inclui governador e senador. Por outro lado, respeitamos a posição dos nossos companheiros do partido que defendem outro encaminhamento”, observou ao blog do John Cutrim.

Os partidos políticos que formarem coligação para a disputa de governo estadual em 2022 devem respeitar esse acordo na definição das candidaturas para o Senado Federal. Embora eles possam lançar candidatos independentes, não podem se coligar a legendas diferentes visando ao mandato parlamentar. O TSE vetou a formação das chamadas coligações cruzadas nos estados. Assim, se as hipotéticas legendas A, B e C se coligarem para a disputa do governo no estado X, elas podem lançar candidaturas independentes ao Senado, mas não podem formar coligações com outros partidos quando forem escolher os concorrentes ao cargo de senador.

O vice-presidente do MDB ressaltou a formação de uma frente ampla em função da defesa da democracia. “Temos um conjunto de forças antagônicas num processo de união em defesa do bem maior, a democracia. E nesse caso, estão os interesses do Maranhão. Portanto, está se encaminhando a formação de uma frente ampla nesta eleição”, afirmou.

A convenção do MDB do Maranhão ocorre na tarde desta quinta-feira(21), em São Luís e cerca de 180 delegados oficializarão os candidatos do partido nestas eleições.

Hildo Rocha diz que MDB decidiu deixar em aberto

O deputado federal Hildo Rocha disse que o MDB decidiu deixar em aberto o apoio para governador e senador nestas eleições. “A executiva do partido se reuniu ontem e decidiu deixar em aberto na ata o candidato que será apoiado pelo MDB ao governo e ao senado”, afirmou.

De acordo com Hildo, ainda há divergências no partido. “Estamos sem nenhuma decisão ainda. Não há consenso em relação ao candidato ao Governo e nem também ao Senado”, declarou o parlamentar à TV Mirante, na manhã desta quinta-feira(21).

O deputado também abordou uma questão jurídica no caso de o MDB apoiar o governador Carlos Brandão, do PSB, e um senador de outro partido que não esteja na coligação.

No entanto, Hildo ressaltou que em relação ao candidato ao governo, há uma tendência do MDB apoiar o governador Carlos Brandão para sua reeleição.

“Nós temos prazo até o 5 de agosto para resolver”, explicou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem