Lourival Souza: MAIO AMARELO - SOS Vida participa de solenidade da SMTT

 

Lourival Souza, engenheiro - 
TRÂNSITO, Lourival Cunha, participou dia 02.05.22 da solenidade de abertura do MAIO AMARELO da SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís.

Participaram do evento o Secretário da SMTT, Diego Baluz, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Sílvio Leite, o Diretor Geral do DETRAN, Hewerton Pereira, entre outras autoridades e parceiros da luta pelo trânsito seguro.

O presidente Lourival Cunha fez um pronunciamento ressaltando a importância do MAIO AMARELO e falou das ações da SOS VIDA enquanto organismo da sociedade civil engajada nessa luta há 11 anos.

DEPUTADOS PEDEM REDUÇÃO DOS LIMITES DE VELOCIDADE EM VIAS URBANAS 

De acordo com a União dos Ciclistas do Brasil, a redução dos limites de velocidade em vias urbanas pode diminuir em 50% as mortes no trânsito.

Participantes de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados pediram ontem (03/04) a redução dos limites de velocidade em vias urbanas. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fixa a velocidade, em vias sem sinalização regulamentar, da seguinte forma:
80 km/h nas vias de trânsito rápido:
60 km/h nas vias arteriais;
40 km/h nas vias coletoras;
30 km/h nas vias locais.
Esse é um dos objetivos do programa “Vias Seguras”, lançado pela União dos Ciclistas do Brasil (UCB), para levantar dados e propor soluções de mobilidade urbana para melhorar o convívio de pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas. A iniciativa foi apresentada aos deputados.

PUBLICIDADE
________________________________________
A diretora da UCB Ana Carboni defendeu que se altere o limite atual para 60 km/h em vias de trânsito rápido. Além disso, a velocidade em vias rurais passe a ser de até 30 km/h. “Existem boas práticas nesse sentido no Brasil. Por exemplo, Fortaleza, que atingiu a meta da ONU, e o Rio de Janeiro, que também está readequando a velocidade das vias”, explicou.

A capital cearense, frisou Carboni, reduziu em 50,3% o número de mortes no trânsito na última década.

Segundo ela, o alto limite de velocidade está relacionado com o aumento da morte de ciclistas no trânsito durante o período da pandemia. Carboni informou que o atropelamento e a morte de ciclistas no país aumentaram 30% de 2019 para 2020, e mais 30% de 2020 para 2021.

Custo político

Apesar de ser uma medida de alto custo político, o analista do instituto de pesquisa WRI Brasil Bruno Rizzon disse que é possível aprovar a redução da velocidade nas vias urbanas. Ou seja, isso se for baseada em pesquisas e no exemplo de iniciativas exitosas em mobilidade urbana.

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ) disse que as alterações devem ser feitas com justificativa à população. “Quando você fala em redução da velocidade a população tem uma certa irritação. Vai muito de como se passa a informação, é preciso haver esclarecimentos técnicos sobre o que causa um impacto em uma determinada velocidade”, disse.

Ambos, Hugo Leal e Rizzon, observaram que o Brasil já conta com legislação que permite revisar os limites de velocidade de acordo com o entorno das vias. Bem como, adaptá-los às indicações de organizações internacionais, como é o caso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (lei n. 9.503/97)

ANEXO I – CONCEITO E DEFINIÇÕES

ESTRADA - via rural não pavimentada.

RODOVIA - via rural pavimentada.

CICLOFAIXA - parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

CICLOVIA - pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem