Lourival Souza: Levantamento - venda de veículos eletrificados cresce 115% no Brasil

A venda de veículos eletrificados leves no Brasil segue uma tendência inversa a venda de veículos não elétricos.
Lourival Souza, engenheiro - Com o melhor mês de março da série histórica, a venda de veículos eletrificados leves no Brasil cresceu 115% no primeiro trimestre de 2022, chegando a 9.844 unidades, contra 4.582 no mesmo período de 2021. Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE.

O levantamento aponta que os veículos elétricos e híbridos seguem uma tendência inversa a do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, caiu 25% na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021: 374.533 contra 497.812.

Os 3.851 emplacamentos de eletrificados do último mês de março, por exemplo, representam alta de 106% sobre março do ano anterior (1.872). Além disso, de 12% sobre fevereiro de 2022 (3.435).

O estudo evidenciou, ainda, que março foi também o terceiro melhor mês da série histórica, ficando atrás somente pelos meses de dezembro com 4.545 e agosto de 2021, com 3.873 emplacamentos.

Eletromobilidade no Brasil
Hoje, a frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86.986 veículos, contabilizada no período de janeiro de 2012 a março de 2022. Esse número pode chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre, se mantiver a tendência e o desempenho do primeiro trimestre. O dado confirma o bom momento da eletromobilidade no Brasil que entra no terceiro ano seguido de sólido crescimento, em contraste com a queda nas vendas domésticas totais.

Os números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, incluindo elétricos híbridos (HEV), bem como híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Fonte: portaldotransito.com.br (a matéria acima é um trecho de um artigo de Pauline Machado).

MAIO AMARELO: SAIBA QUAL É O OBJETIVO DESSE MOVIMENTO
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Fonte:maioamarelo.com

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:

I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem