Bacabal é incluído pela primeira vez no Mapa do Turismo Brasileiro

Assecom Bacabal, Louremar Fernandes - O Município de Bacabal foi reconhecido pelo Ministério do Turismo como uma cidade turística, estando inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022. O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Em Bacabal as ações do setor são gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo.

O prefeito Edvan Brandão comemora o feito:

“Nossa cidade foi merecidamente incluída no mapa do turismo brasileiro. A certificação conferida pelo Ministério do Turismo é muito importante para nos incluir nas ações do Ministério e beneficiar o nosso povo. Essa certificação é sinônimo de reconhecimento do nosso trabalho para o crescimento do setor turístico em nossa Bacabal e na região.

A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela Lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo - ou seja, que não recebe o turista em seu território - pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista.
Esse programa de enfoque territorial foi reformulado em 2013, quando foram definidos seus oito eixos de atuação, que orientam as ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo nas regiões e municípios. Desde então, o município de Bacabal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo (Semdeert) vem trabalhando para alcançar essa titularidade.

O prefeito de Bacabal Edvan Brandão, levou a sério o assunto e por isso sancionou a Lei nº 1.378 de 09 de abril de 2019, que criou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), com a finalidade de promover e incentivar o turismo na cidade de Bacabal. A partir de então, a coordenação de Turismo da Semdeert encontrou o apoio necessário da gestão municipal para dar celeridade aos processos.

“Bacabal avança e consegue se posicionar na rota do turismo. É uma conquista muito significativa para o desenvolvimento de nossa cidade. Parabéns para a pasta do turismo, atualmente coordenada pelo Richard Cardoso e toda Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo que desde o ano 2013 vem trabalhando e não mediu esforços para essa conquista. Bacabal está no rumo certo. Obrigado a toda administração do prefeito Edvan Brandão pelo apoio que nos tem dado”, disse José Antônio representando a Secretaria.

O município de Bacabal está classificado na categoria 'C', na Região Turística do Polo Cocais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem