Prefeitura de Bacabal e governo do Estado realizam ação de diagnóstico e tratamento da hanseníase

Assecom Bacabal, com redação de Wanderson Ricardo - A carreta da hanseníase está em Bacabal hoje, segunda-feira, 21 e amanhã, terça-feira, 22 de fevereiro, durante todo o dia no Centro Cultural, oferecendo acesso gratuito ao diagnóstico e tratamento contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença.

A ação coletiva é fruto da parceria entre as secretarias de saúde do Estado e Município, ministério da saúde e o grupo farmacêutico Novartis. O caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel, dispõe de cinco consultórios e um laboratório.

“É importante destacar que nossas Unidades Básicas de Saúde já dispõem destes serviços que têm aqui na carreta. Ela veio justamente para intensificar essas ações da campanha que iniciou no janeiro roxo e se estenderá até o mês de março”, explica Daniele Rodrigues – Coordenadora do programa Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde do município de Bacabal.



Além do atendimento específico da hanseníase, o município de Bacabal também está oferecendo aferição de pressão arterial, antropometria e testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV.

“É importante saber que para contrair hanseníase há uma necessidade de convívio com esse paciente. Então quanto mais cedo a gente conseguir interromper essa transmissão em casa é menor a chance de contágio e transmissão. Então quando você começa o tratamento com a medicação correta, em 72 horas a transmissão já é totalmente cortada,” revela o médico dermatologista Gustavo Soares.


O secretário municipal de saúde James Soares ressalta que a secretaria de saúde está sempre pronta para dar o suporte necessário para que ações de saúde continuem sendo desenvolvidas na cidade e os serviços cheguem a população de Bacabal.

O que é hanseníase?
A hanseníase é uma condição que durante muitos anos foi conhecida como lepra, sendo que seu diagnóstico fazia com que os pacientes fossem vítimas de preconceito, já que ela é crônica e transmissível para outros indivíduos.

A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e atinge, de forma majoritária, a pele e alguns nervos periféricos, fazendo com que o paciente perca, por exemplo, a força muscular e a sensibilidade tátil e à dor.

Existem tipos variados de hanseníase, que estão relacionados à forma como o organismo reage ao bacilo causador da doença. Entre esses tipos, podemos destacar: hanseníase tuberculóide, hanseníase vichowiana, hanseníase borderline e hanseníase indeterminada.

Quais são os sintomas de hanseníase?
Entre os principais sintomas da hanseníase, podemos destacar:
– Surgimento de manchas de cores variadas nas diferentes partes do corpo, que geralmente estão associadas a uma perda de sensibilidade ao toque e à dor, além de terem uma temperatura diferente do resto da pele;
– Sumiço de pelos em certas partes do corpo;
– Suor que para de acontecer nas regiões onde é comum;
– Dormência em partes do corpo;
– Caroços que surgem nas mãos e orelhas;
– Formigamento nas mãos, pés, braços e pernas;
– Inchaços em mãos e pés;
– Feridas que aparecem nos membros;
– Febre;
– Dor nas juntas;
– Sangramentos nasais recorrentes;
– Diminuição da força muscular e
– Ressecamento dos olhos
Uma vez que o paciente apresente esses sintomas, o médico dermatologista fará exames para confirmar o diagnóstico da hanseníase.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem