Lourival Souza: Educação Para o Trânsito, SOS Vida grava vídeos aulas para professores da Seduc.

Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA em parceria com a SEDUC-Secretaria de Estado da Educação, através da Secretaria Adjunta e Educação Profissional e Inclusão Social (SAEP) está realizando gravação de vídeos aulas sobre educação para o trânsito para serem veiculadas para os professores da rede pública estadual de ensino.

As aulas estão sendo gravadas na Escola de Cinema do Governo do Estado por professores da SOS VIDA e da Escola Ambiental da SEDUC. Pela SEDUC ministra aulas o professor Luís Câmara (um batalhador e entusiasta dos temas socioeducacionais) e pela SOS VIDA os professores Lourival Cunha, Antonino Pio, Antonio Evaristo, Keila Passos e Martinho Pereira.
A educadora Ana Gicélia do Fórum Estadual de Educação Ambiental também está colaborando na gravação das aulas.

A PRF ALERTA SOBRE PERIGOS DAS ULTRAPASSAGENS INDEVIDAS
As ultrapassagens indevidas são as principais causas das colisões frontais, tipo de acidente que causou mais de 1/3 das mortes nas rodovias federais gaúchas em 2021.

O risco de que ultrapassagens indevidas causem um acidente fica ainda maior com o aumento do fluxo, já que ficam maiores as chances de que esteja vindo um veículo no sentido contrário durante a manobra.
Desde o início do ano, a PRF já flagrou 15.168 ultrapassagens indevidas (1.110 a mais que no mesmo período do ano passado).

Dos 245 acidentes com morte ocorridos desde o início do ano nas rodovias federais do estado, 82 foram colisões frontais. Nesse sentido, grande parte delas causadas por ultrapassagens indevidas. Importante ressaltar que as ultrapassagens mal feitas também causam outros tipos de acidente. Como, por exemplo, saídas de pista e colisões transversais, justamente na tentativa de escapar da tão perigosa colisão frontal.

A PRF segue fazendo sua parte fiscalizando e autuando os motoristas que insistem em realizar tais manobras. Além disso, sempre que possível aborda o infrator para, além da multa, também fazer a orientação sobre os riscos causados pela atitude dele.
A multa para ultrapassagem forçada é de R$ 2.934,70 e gera suspensão da habilitação. Já a para ultrapassagem em local proibido é de R$ 1.467,35 e 7 pontos na carteira.

A PRF orienta o condutor que, antes de realizar uma ultrapassagem, verifique se:
Não está sendo ultrapassado;
Quem vai ser ultrapassado não indicou o propósito de ultrapassar um terceiro;
A faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.
Ultrapassagem: situação crítica

Ultrapassagens mal feitas, aliadas ao excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves. Essa manobra é a que apresenta o maior número de variáveis a serem levadas em conta pelo condutor. Assim como, qualquer variável, quando avaliada erroneamente, pode levar a um acidente. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública:

Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.

SOS VIDA ESTREIA EM PROGRAMA DA RÁDIO TIMBIRA
A partir deste sábado (08.01.22) a SOS VIDA terá o quadro a VIDA PEDE PASSAGEM no programa DIREITO NO AR, do radialista, advogado e professor Heraldo Moreira, na Rádio Timbira.

O quadro terá um tempo de 3 minutos e será sempre informativo e educativo.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO - Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem