Centro de Reintegração Social Dr. Mário Ottoboni, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Bacabal, completa 02 anos.



Câmara, entidade parceira, Condecora Beneméritos
O Centro de Reintegração Social Dr. Mário Ottoboni, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Bacabal (APAC - Ba), comemorou ontem, dia 13 de dezembro de 2021, 02 anos de fundação em Bacabal. O fato foi comemorado com uma singela cerimônia, realizada na sede do próprio Centro. A câmara municipal de Bacabal, como entidade parceira da APAC, condecorou a 05 beneméritos do Centro com Moção Honrosa de Reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados dentro da cerimônia.

Receberam as moções o Padre José de Ribamar Cardoso Lima, presidente da APAC; o advogado José de Ribamar Viana, Vice-Presidente da Associação; a Juíza Glaucia Helen Maia de Almeida, titular da a 2ª Vara Criminal de Bacabal; a Promotora Klycia Castro de Menezes, titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Bacabal, e, a Defensora Francismar Félix Mappes, a honraria foi aprovada de forma unânime na sessão ordinária realizada pela câmara na última quarta-feira, 08 de dezembro.

ENTREGA
O presidente da câmara, vereador Manuel da Concórdia (PDT), outorgou e entregou a Moção ao advogado José de Ribamar. Viana é Economista e Advogado com Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades e Cursando PÓS Advocacia Criminal. Sócio do Escritório Marlúcia Viana Advogados Associados, com atuação na Comarca de Bacabal e Comarcas circunvizinhas desde o ano de 2008. Atualmente é Vice-Presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Bacabal (APAC) e Conselheiro eleito da Subseção da OAB de Bacabal.

É ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB de Bacabal, ex-Procurador do Município de Bacabal, ex-Coordenador Regional do SEBRAE de Bacabal, ex-Diretor da Escola Técnica de Comércio Alfredo Benna, ex-Chefe de Gabinete da Gerência Regional de Bacabal e ex-Diretor Regional de Educação da Gerência Regional de Bacabal, no Governo Roseana Sarney.
O Vice-Presidente, vereador Alberto Sobrinho (PSC) outorgou e entregou a Moção a Defensora Francismar Félix Mappes. Francismar nasceu em 09 de outubro de 1982 e é natural de Cruzeiro do Sul – Acre. Graduada em Direito é ex-analista judiciária do Tribunal de Justiça do Acre. É Defensora Pública do Estado do Maranhão desde maio de 2018, cuja primeira atuação se deu na Comarca de Buriticupu - Ma, onde permaneceu até janeiro de 2020, quando foi removida para a Comarca de Bacabal.

Atualmente atua perante a 2ª Vara criminal, com atribuição criminal, Infracional e execução penal. Atua prestando assistência jurídica aos presos provisórios e definitivos da Unidade Regional e Apac de Bacabal, que não possuem advogado constituído, além de atuar nos referidos estabelecimentos penitenciários, visando a assegurar às pessoas, sob quaisquer circunstâncias, o exercício pleno de seus direitos e garantias fundamentais.
O vereador Venâncio do Peixe (PDT) outorgou e entregou a Moção para a Juíza Glaucia Helen Maia de Almeida. Glaucia ingressou na Magistratura do Maranhão no ano de 2005, na Comarca de Pinheiro, como juíza substituta. Em 2007, foi titularizada na Comarca de Poção de Pedras, permanecendo por 08 meses, sendo removida por merecimento para a Comarca de Esperantinópolis. Em 2010 foi promovida, por merecimento para a 1ª Vara de Presidente Dutra, sendo em seguida removida, também por merecimento, para a 2ª Vara Criminal de Bacabal, em fevereiro de 2019.

Sempre atuou na execução penal, onde teve oportunidade de implantar a Unidade Prisional Regional de Presidente Dutra, em 2018. E já em Bacabal conseguiu trazer para a Comarca a Apac, em dezembro de 2019.
O vereador Professor Gusmão outorgou e entregou a Moção para o Padre José de Ribamar Cardoso Lima. Ribamar é licenciado em Filosofia, pela Faculdade Batista Brasileira e Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza, o Padre José de Ribamar Cardoso Lima possui mestrado em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, Itália. Exerceu o cargo de Secretário Adjunto de Humanização Penitenciaria do estado do Maranhão no período de 2009 a 2018. Atualmente exerce a função de Ecônomo na diocese de Bacabal e atua como Capelão da unidade prisional de Bacabal-Ma. É presidente da Associação de Proteção e Assistência aos condenados (APAC) e do Centro de Valorização da Vida (CVV) também na cidade de Bacabal.
O vereador Anderson Viana (PL), outorgou e entregou a Moção para a Promotora Klycia Luiza Castro de Menezes. Klycia cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão e se Pós-Graduou o em Direito Penal e Processual Penal na Universidade Estácio de Sá. Ingressou como Promotora de Justiça Substituta no Ministério Público do Estado do Maranhão em 28 de fevereiro de 2005, em Lago da Pedra, sendo titularizada como Promotora de Justiça de 1ª Entrância em 09 de agosto de 2005, na Comarca de São Domingos do Maranhão.

Foi promovida para a Entrância Intermediária em 06 de março de 2012, atuando atualmente na 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Bacabal. Já atuou também nos municípios de Pindaré-Mirim e Buriti Bravo.

Integrou o Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Maranhão. Integrou o Conselho Estadual de Cidades do Estado do Maranhão. Integrou o Grupo de Atuação Especial de Combate as Organizações Criminosas (GAECO) do Ministé rio Público do Estado do Maranhão . Integrou a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), como representante do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem