Câmara vai honrar ao Colégio Arimathéa Cysne pelos seus 70 com moção de Aplausos e a sua diretora-fundadora, Professora Naná, com Moção de Pesar.

Ao participar, como convidado, da Celebração Eucarística que comemorou a passagem dos 70 anos do Centro de Ensino Arimathéa Cysne, realizada no último sábado, dia 11 de novembro de 2021, às 19 horas e 30 minutos, na Igreja Catedral de Santa Teresinha, o presidente da câmara municipal de Bacabal, vereador Manuel da Concórdia (PDT), ao fazer uso da palavra, revelou aos participantes que o Poder Legislativo Bacabalense vai expedir Moção de Aplausos ao Colégio Arimethéa Cysne e Moção de Pesar em razão da passagem de 01 ano e 07 meses da morte da sua diretora-fundadora, Nair Cordeiro de Moraes Carvalho, professora Naná, assim como, ele, como político, envidará todos os esforços no sentido de que o colégio adote o nome da diretora-fundadora como seu próprio nome.

Manuel da Concórdia informou aos participantes que estava em ligação direta, via celular, chamada de vídeo, com o jornalista Abel Carvalho, filho da professora, que acompanhava o pronunciamento de casa. Veja no vídeo abaixo:

A Unidade Regional de Educação de Bacabal (URE), que tem como gestora regional de educação a professora Marilene Silva Gaioso do Nascimento e como diretora regional de educação Prenticimar Veloso Gusmão, expediu breve release contando,de forma breve, a história da escola.

O release mostra que a escola Arimathéa Cysne foi fundada em 1951, no mandato do Prefeito Frederico Leda, até então escola municipal “Unidade Escolar Arimathéa Cysne”. Iniciou ofertando ensino de 1ª a 4ª série, sempre primando pela boa qualidade de ensino, tendo como sua primeira diretora a professora Nair Cordeiro de Moraes Carvalho. Em 1966 ganhou sua sede própria na Avenida Barão do Rio Branco, funcionando em nos três turnos.
Em 1988, passou a fazer parte da rede estadual de ensino, continuando as quatro primeiras séries e somente em 1993 expandiu suas salas de aula com o ensino de 5ª a 8ª série, tornando-se assim a Unidade Integrada Arimathéa Cysne. Pela sua boa qualidade de serviços prestados, em março de 1998 recebeu o 2º grau com os cursos de magistério e pós-médio, com o nome de Centro de Referência para Formação do Magistério Arimathéa Cysne. Hoje, funcionando o Ensino Médio Regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como gestora geral a professora Mirian Paiva, e como gestora auxiliar Ângela Costa Dourado Neiva.

Em emocionado discurso a diretora Mirian revelou outros pontos sobre a história do colégio. Mirian disse que são 70 anos de convivência na educação do povo de Bacabal. Convivência porque a escola está presente na história da cidade. Várias gerações já passaram por ela, que em muito têm contribuído com a educação de seus cidadãos.

Frisou que o prédio da escola já abrigou, na década de 1940, outras escolas como Grupo Escolar Osvaldo Aranha e Grupo Escolar Urbano Santos, portanto, pela sua história, há de se dizer que esse prédio tem mais de 80 anos e Isso prova que esta escola serve a história de Bacabal com entusiasmo na educação de seu povo.

"Hoje, dizemos o nosso muito obrigado. A história dessa escola, sabemos, que foi construída por sonhos e por amor à educação. Queremos referendar a professora Nair Cordeiro de Moraes Carvalho, que, com seus sonhos e dedicação ministrava aulas de alfabetização, e, em 02 de fevereiro de 1951 se fundava mais uma escola da rede municipal que, dirigida pela professora recebeu do então prefeito Frederico Leda o nome do Professor cearense Arimathéa Cysne, embora inicialmente funcionando de forma precária na Rua Maneco Mendes no bairro Tresidela. Logo depois com a cessão do espaço pelo próprio Frederico Leda, passou a funcionar na Avenida Barão do Rio Branco, por isso, hoje podemos ressaltar que o Centro de Ensino Arimathéa Cysne, em sua linda história, faz 70 anos", explicou Mirian.

"Tantas gerações de alunos e servidores que me antecederam, queremos aqui agradecer todos aqueles que ajudaram a escrever cada linha de luta e de sucesso de nossa escola. Já se passaram 70 anos, a realidade da escola, na sua forma física, já é consagrada de patrimônio de nossa cidade; a realidade metodologia mudou, os desafios são outros, mas o compromisso com a educação de qualidade continua o mesmo. Por isso, nós profissionais, queremos reafirmar o nosso compromisso garantindo a qualidade e o prestigio de nossa escola. Sei que cada geração que por aqui passou, ficou a lembrança e marcas de uma contribuição de transformação no saber ler, escrever além de um bom comportamento social, espiritual e humano", finalizou a diretora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem