Lourival Souza: SOS Vida e parceiros clamarão pela paz no trânsito em data instituída pela ONU


Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA e vários parceiros celebração pelo décimo primeiro ano consecutivo (desde 2011) o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO (em inglês, WDR-World Day Remembrance), que ocorrerá dia 21.11.21(domingo) das 7h30 às 10h30, na Av. Litorânea, em São Luís.
Este dia foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995 em razão da violência no trânsito ser uma pandemia no mundo inteiro, que mata mais do que as guerras.
O evento terá uma vasta programação com hasteamento da bandeira brasileira e execução do hino nacional; orações iniciais, soltura de balões, simulação dos mortos no trânsito com exibição de cruzes, bênção de veículos e, depois, uma carreata, motociata e passeata na extensão da praia de São Marcos até a praça de alimentação no Calhau.

BANDEIRA BRANCA NA JANELA OU PORTA
A organização do evento pede à toda a população maranhense que dia 21/11/21 coloque na janela ou porta da sua casa ou apartamento uma bandeira branca (bandeira propriamente dita, lenço, lençol ou um pano branco) como símbolo e clamor pela paz no trânsito.

ARTIGO – SEGUNDA CHANCE
O mundo assistiu dia 28 de outubro passado, pela Internet, o lançamento do Plano Global da 2ª Década Mundial de Trânsito, da ONU/OMS. Foi um pequeno desfile de discursos e promessas de líderes mundiais da segurança no trânsito reiterando os compromissos com as metas fixadas pelos organismos mundiais valendo para todos os países para o período 2021-2030.
Eventos como este se repetem ocasionalmente com o objetivo de tentar engrossar a fileira dos países que já deveriam estar perfilados entre aqueles que precisam realizar grandes esforços para baixar a sinistralidade no trânsito. São, na maioria, países de baixa renda, pouca ou nenhuma cultura de segurança. Além disso, com lideranças sem qualquer grau de comprometimento com a queda da violência no trânsito.
Na primeira década mundial, de 2011 a 2020, em muitos casos, os índices de fatalidades no trânsito nestes países em vez de diminuírem, aumentaram.
Já no andar de cima da lista, dos países desenvolvidos, em geral os números melhoraram mas em boa parte não foram os esperados.
No andar do meio, onde se encontra o Brasil, houve progressos mas grande parte deles serviram apenas para dizer “fizemos a nossa parte” mas não o suficiente para deixar a sociedade orgulhosa nem com o sentimento de segurança, pelo resultado.
Esta segunda década traz consigo a forte e oportuna mensagem de uma segunda chance para quem não aproveitou bem a primeira.
Quais as chances de o Brasil chegar a 2030 com 50% de redução de vítimas fatais comparando com o final de 2020?
Creio, sinceramente que são razoáveis se passarmos a ter um governo federal mais interessado e apoiando adequadamente os estados e principalmente os municípios porque, afinal, é lá que o trânsito acontece.
Repito o que já disse várias vezes neste espaço: temos (quase) tudo neste país para desenvolver um bom programa de segurança no trânsito. Por exemplo, temos enorme necessidade de um programa desses, temos gente qualificada para trabalhar na área, temos recursos. Falta montar um bom plano de ação e colocar as mãos às obras! Ah, sim, precisamos, ou melhor, dependemos da tão sonhada vontade política brasileira!
Obs: este foi apenas um trecho do artigo escrito pelo especialista João Pedro Corrêa do portal do trânsito. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRÂNSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem