Lourival Souza: 21/11/2021 - Dia Mundial Para Clamar Pela Paz no Trânsito na Litorânea

Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA e PARCEIROS reuniram-se dia 18.11.21(foto acima), à tarde, na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, no bairro Bequimão, em São Luís para ultimar as providências da organização do evento de celebrarão do DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, que ocorrerá dia 21.11.21(domingo) das 7h30 às 10h30, na Av. Litorânea, em São Luís.
Este dia foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995 em razão da violência no trânsito ser uma pandemia no mundo inteiro, que mata mais do que as guerras.
A manifestação começará ao lado da praça das estátuas dos pescadores na praia de São Marcos e depois se desloca até a praça de alimentação no Calhau.
A organização do evento convida você leitor a participar deste movimento em favor da vida.

PROGRAMAÇÃO
7h30 às 8h15 – chegada das caravanas.
8h30 – hasteamento da bandeira brasileira e execução do hino nacional.
8h40 às 8h50 - Ato ecumênico, com orações feitas por um padre e um Pastor.
8h50 às 9h – Pronunciamento do Presidente da SOS VIDA e apresentação dos PARCEIROS.
09h às 9h15 – Exibição de cruzes representando todos os mortos no trânsito no Maranhão e soltura de balões vermelhos.
9h15 às 10h– Bênção dos veículos; carreata, panfletagem, exibição de faixas alusivas à violência no trânsito; e cortejo de motocicletas e bicicletas.
10h15- Encerramento.

INTERNAÇÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR ATROPELAMENTOS VOLTA A SUBIR EM 2021
Um dos grupos mais vulneráveis aos sinistros de trânsito, o público infantil exige um cuidado especial nas ruas e estradas. Entre janeiro e agosto de 2021, o índice de internações por atropelamentos de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos, na condição de pedestres ou ciclistas, cresceu 9% - em comparação ao mesmo período no ano passado. No total, mais de seis mil delas foram hospitalizadas em estado grave em todo o País e quase 500 foram a óbito no local onde foram atropeladas.
Os dados, divulgados no Mês das Crianças, fazem parte de um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), com o suporte da agência 360° CI, que mapeou os índices de morbimortalidade infantojuvenil no Sistema Único de Saúde (SUS) provocados por atropelamentos.
"O levantamento reacende o alerta de que a segurança das crianças e adolescentes depende da conscientização de todos. Esses atropelamentos, na sua maioria, não são acidentais, mas sim resultados da não observância de medidas voltadas para o controle de riscos, quer por parte de condutores, quer por parte de pais e responsáveis pelas crianças", ressalta Antônio Meira Júnior, presidente da Abramet. "Nesse momento de retorno às aulas presenciais e maior circulação das crianças nas ruas, precisamos reforçar o alerta aos pais, educadores e também provocar as autoridades para que invistam em políticas públicas voltadas à educação para o trânsito", afirma. Fonte: https://cesvibrasil.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.

MORTOS NO TRÂNSITO NO MARANHÃO
De janeiro a outubro de 2021 já morreram no trânsito no Maranhão 889 pessoas das quais 428 motociclistas. É uma tragédia. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a Coluna SOS Vida na versão impressa do jornal O Imparcial.
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem