Câmara de Bacabal recebe diretora do IFMA que destaca inciativas que estão sendo desenvolvidas na instituição

Texto e fotos Wanderson Ricardo - Ontem, 24 de novembro, a câmara de vereadores de Bacabal recebeu a professora Isa Prazeres Pestana, graduada em História, Mestre em História Social e atual gestora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Bacabal, para uma audiência com os parlamentares, onde foi possível demonstrar todas as modalidades de ensino que são ofertas aos bacabalenses através da instituição.
Em seu pronunciamento a diretora falou sobre os cursos e as modalidades de acesso. O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o estudante cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Os cursos do PROEJA são integrados e direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo.
Além disso, ela falou sobre os projetos de extensão e citou o programa Mulheres Mil que está sendo desenvolvido no Município em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher.


Os vereadores Alex Abreu (Republicanos), Fernando da Lusiana (PDT), Professor Gusmão (Solidariedade), Feitosa (Solidariedade), Venâncio do Peixe (PDT), Anderson Viana (PL), Regilda Santos (PL), Alberto Sobrinho (PSC), Reginaldo do Posto (PDT) e o presidente da Câmara Manuel da Concórdia (PDT) tiraram dúvidas sobre os cursos, e, se dispuseram em somar com as iniciativas do Instituto.
“Esses cursos gratuitos fazem toda diferença na vida da nossa população. Nós temos vagas para os cursos subsequentes, vagas para os cursos integrados e o acesso aos nossos cursos superiores é através da prova do ENEM. E a gente está ofertando 200 vagas no IFMA Campus Bacabal”, revela a diretora.
O presidente Manuel da Concórdia agradeceu pela disponibilidade da diretora do IFMA e a parabenizou pelo interesse de fortalecer as parcerias com os demais órgãos públicos e a sociedade civil organizada para levar formação e capacitação profissional. “A professora Isa veio a esta Casa hoje a convite inicialmente do vereador Professor Markim, que não pôde estar presente, mas a presença dela aqui enriqueceu e muito nossa sessão. É bom conhecermos mais a fundo os órgãos de ensino de competência federal. São importantes inciativas que transformam vidas. Por isso, fica aqui o meu agradecimento em nome do Poder Legislativo bacabalense”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem