Ex-vereador Dr. Fernando Sousa agradece homenagem póstuma e aprovação de PL que fixou o nome do seu pai em logradouro público.




Com fotos e redação de Wanderson Ricardo - O médico e ex-vereador de Bacabal Dr. Fernando Sousa, esteve presente na Câmara de Bacabal durante a sessão de hoje, 15, acompanhado de familiares, para agradecer ao parlamento municipal que aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 1467/2021 de autoria do vereador Valdivan da Bela Vista (PDT), que denomina como Rua João Francisco de Sousa Filho (Joãozinho dos Parafusos), pai do ex-parlamentar, a via urbana recentemente aberta pela prefeitura entre as ruas Artur Azevedo e 14, no bairro Jardim Valéria.
Na ocasião, Fernando Sousa, em nome de todos os familiares usou a Tribuna para destacar a história do pai e agradecer a homenagem.


“Agradeço ao vereador Valdivan que com sua capacidade legislativa, trouxe a esta Casa o referido Projeto de Lei que doravante aquela artéria da nossa cidade se denomina o nome do meu pai”, pontuou.
Já o vereador Valdivan, reconheceu a importância da homenagem justamente pelo legado que o Sr. Joãozinho deixou na cidade e sua conduta de homem trabalhador e empreendedor. “É uma justa homenagem com certeza, e Câmara hoje dá essa denominação que representa também essa família que muito ajudou a nossa cidade no passado e fez história”, afirmou Valdivan.

Manuel da Concórdia (PDT), presidente do Poder Legislativo disse: “Conhecemos praticamente todos os familiares do saudoso Joãozinho. Podemos dizer que a história dele se confunde com a história de Bacabal. Passamos muitos anos aqui na câmara convivendo com seu filho, Dr. Fernando Sousa, que especialmente eu agradeço pelo conhecimento dele no parlamento e por sempre me orientar lá no nosso início da trajetória política. Hoje, aqui essa homenagem é mais do que justa e essa família tem nosso carinho e admiração”.
“Então senhores vereadores, senhor presidente, eu quero mais uma vez agradecer a todos por essa contribuição e vou dormir tranquilo e feliz porque Bacabal hoje é agraciado com o nome de um grande cidadão que não só porque é meu pai, mas porque deu de si o melhor pra que Bacabal tivesse o crescimento que tem hoje”, finalizou Fernando Sousa.

Sobre o homenageado
O carpinteiro João Francisco de Sousa Filho, natural de Araioses do Maranhão, chegou em Bacabal em 1945 para trabalhar na construção do teto da Igreja de Santa Teresinha. Além do teto, também elaborou as antigas portas de madeira da referida Igreja. Tendo se firmado na arte da carpintaria, também construiu o teto do Mercado Central e da antiga Cadeia Pública de Bacabal.
Casado com Antônia Ferreira Sousa, teve uma prole de 07 filhos: Francisco Carlos Ferreira Sousa; Fernando Ferreira Sousa; Haroldo Ferreira Sousa; Maria Elza Sousa dos Santos; Maria Cristina Sousa Lacerda; Márcia Regina Sousa Lima; Miriam Ferreira Sousa.
No decorrer da sua trajetória em Bacabal dedicou-se ao ramo comercial, tendo fundado e operacionalizado a tradicional Casa dos Parafusos, sendo no ramo um dos pioneiros a desbravar a arte comercial.
Além de comerciante foi membro fundador da Loja Maçônica Rodrigues Neves III e do Clube Recreativo Icaraí. Seu local de lazer favorito era o sítio localizado entre as ruas Osvaldo Cruz e Artur Azevedo.
Joãozinho, faleceu no dia 14 de março de 2011.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem