Lourival Souza: Observatório apresenta o cenário da mortalidade dos motociclistas no Brasil

Lourival Souza, engenheiro - Há uma década, entre todas as vítimas fatais do trânsito no Brasil, quem lidera o ranking de mortes por sinistros de trânsito é quem está numa motocicleta. A cada ano, desde 2009, o número de motociclistas mortos só cresce. Os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, dão conta de que eles são mais de 35% do total das vítimas fatais. Esse tema requer ações urgentes para reverter esse quadro.
A motocicleta se tornou fundamental para a economia do país, portanto, não há que se discutir se ela deve ou não fazer parte dos deslocamentos diários de milhares de brasileiros. O que precisamos é reunir toda a sociedade para que juntos possamos agir igualmente, em todos os pontos de risco que transitar de moto oferece. A formação dos motociclistas é o ponto crucial para reverter essa curva que só ascende. Impingir novos métodos na transmissão do conhecimento para jovens ansiosos por uma CNH A é urgente. Mas não é só isso.

CNHs X Habilitados
No estudo publicado hoje levantamos o total de CNH’s emitidas versus o total de motocicletas emplacadas em todos os estados do país e a constatação é: em alguns estados do Nordeste, há quase três motos para cada habilitado nessa categoria. Dos 18 dos 27 estados e mais o Distrito Federal, há uma proporção de mais veículos que condutores habilitados. Nesses locais, a probabilidade da condução de uma motocicleta sem habilitação é maior.
Se compararmos o total de mortes de motociclistas de 2001 a 2019, houve um aumento de 244,7%. Já o índice de mortes por 100 mil habitantes, que é utilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para classificar os países quanto a segurança no trânsito, subiu de 10 em 2001 para 35 em 2019. Em países considerados exemplo de segurança viária, o índice total de mortes por 100 mil habitantes varia entre 2 ou 3 mortes.

Infrações relacionadas à habilitação 2019 a 2021
Os dados analisados entre 2019 até 2021, mostraram crescimento em algumas infrações de trânsito. 43,7% dos motociclistas foram flagrados dirigindo sem possuir CNH; 73,4% estavam com a CNH de categoria diferente da do veículo ou suspensas; mais que dobrou o total de infrações aplicadas nesse período em pessoas que permitiram a posse ou condução do veículo de alguém que não tenha CNH (102,8%).

Custos
Segundo o IPEA, o Brasil gasta anualmente R$ 50 bilhões com as ocorrências de trânsito. Se, o número de motociclistas mortos por ano representa 35% do total, gastamos R$ 17,5 bilhões com as ocorrências envolvendo motociclistas.
– Mortalidade por Região
O Nordeste possui uma frota de menos de 30% das motocicletas do país, todavia, é a região mais afetada pelas ocorrências fatais de trânsito de motociclistas, quase 40% do total registrado. Fonte: onsv.org.br

08 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE
Pedestre:
- Atravesse sempre na faixa e quando o semáforo estiver aberto para o pedestre;
- Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua;
- Não use celular ou fone de ouvido enquanto atravessa a via;
- Só desembarque de veículos pelo lado da calçada;
- Antes de passar na frente de veículos, certifique-se de que você foi visto pelo motorista;
- Não atravesse por trás de carros, ônibus e árvores, pois são pontos cegos;
- Caminhe sempre pela calçada

Motorista:
- Não pare em cima da faixa de pedestres;
- Quando não houver faixa luminosa de travessia dê preferência ao pedestre pois ele sempre tem preferência;
- Reduza a velocidade ao visualizar uma pessoa atravessando a via;
- Evite buzinar para os pedestres pois pode assustá-lo e tirar sua atenção enquanto atravessa a rua;
- Não utilize o telefone celular enquanto dirige ou quando estiver parado no semáforo. Fonte: cesvibrasil.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos: Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem