Vereador Venâncio do Peixe articula novas ações no sentido de regularizar os assentamentos existentes em Bacabal


Dando continuidade ao seu 'mister' de defesa do trabalhador, muito especialmente aos trabalhadores rurais e aos pescadores artesanais, o vereador Venâncio do Peixe patrocinou mais um encontro entre estes e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Júnior Verde. O encontro aconteceu com os assentados da gleba localizada no povoado Matinha e versou sobre ações que construam a regularização fundiária daquela área e das demais áreas de assentamento no Município. Do encontro participaram, além dos assentados, de Júnior Verde e de Venâncio do Peixe, o diretor fundiário do Iterma, Anderson Ferreira.

Foram discutidas, também, ações de fomento, passo importante para a consolidação de uma economia inclusiva voltada para a produção familiar. Os agricultores cobraram ações, que devem ser realizadas pela secretaria de Estado da agricultura familiar (SAF), a exemplo das Agritecs (Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão), além do apoio às Feiras da Agricultura Familiar e  da entrega de carros e tratores para execução de políticas de inclusão produtiva rural das famílias em situação de extrema pobreza.
Da gleba, a equipe do Iterma e o vereador Venâncio do Peixe, acompanhados por representantes dos trabalhadores assentados, seguiram para o gabinete do secretario de agricultura do município, Inaldo Nascimento da Silva, aonde alinhavaram  pontos para a elaboração de um convênio entre Estado e Município, no sentido de desenvolver as sonhadas ações de regularização fundiária.
Da secretaria, agora com a participação de Inaldo Nascimento,  rumaram para a prefeitura de Bacabal, onde foram recebidos pela secretária chefe de gabinete, e procuradora geral do Município, advogada Anna Cibelle Albuquerque Braz. O encontro gestou as linhas que estabelecerão a 'firma' do convênio entre as partes, sendo que, com a anuência do prefeito Edvan Brandão de Farias, a secretaria de agricultura já cedeu um dos integrantes do seu corpo técnico para ser treinado pelos técnicos do Iterma, cabendo ao mesmo, a partir de então, as responsabilidades sobre as ações de regularização fundiária dos assetamentos existentes em Bacabal.
O vereador Venâncio do Peixe avaliou esse novo encontro com Júnior Verde como muito importante e teceu agradecimentos ao prefeito de Bacabal pela celebração do convênio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem