Dia de finados em 2020 tem mais significado

Em um ano marcado por diversas mortes, muitas atribuídas ao coronavírus, o Dia de Finados tem um significado ainda mais abrangente
No dia 1º de novembro, é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando, na tradição da Igreja Católica, se reza por todos aqueles que se foram em estado de graça. É no dia 1º de novembro que os fieis rezam por todos os santos, os mais conhecidos e os menos conhecidos. O dia seguinte, 2º de novembro, é a data que se reza por todas as outras pessoas que já partiram.
Este ano, marcado por diversas mortes, só pelo Covid-19 já são até o momento 159.909 mil óbitos no Brasil, o Dia de Finados tem um significado ainda maior, como lembra o Padre Jadson Borba e Silva, Coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e Pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha: “O Dia de Finados este ano traz um sentimento mais profundo, pois tivemos, devido a pandemia, a impossibilidade de velar muitos irmãos e irmãs”.
A data, segundo o Padre Jadson, passou a ser atribuída ao dia 2º de novembro em nosso calendário a partir do século XVIII, mas existem relatos do Dia de Finados desde o século V.
O Dia de Finados remonta a tradições bem antigas, no livro de Tobias, por exemplo, no capítulo 12, versículo 12, diz: “Pois bem, quando oravas, tu e Sara, eu apresentei o memorial da vossa prece na presença da claridade do Senhor. Da mesma forma o fiz, quando sepultavas os mortos.”, o que comprova a existência desse costume anteriormente.
Mas atenção, o Dia de Finados não é uma data de celebração, e sim uma data na qual devemos homenagear aqueles que já se foram.

Por Cainã Oliveira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem