Lourival Souza: Artigo - dia do professor e a educação de trânsito nas escolas


Lourival Souza, engenheiro - No Dia do Professor, nos deparamos com o vídeo de uma criança de 5 anos conduzindo um trator com pá carregadeira, mal alcançando os pedais do veículo. Como se não bastasse conduzir, manobra e carrega com areia a caçamba de um caminhão! 
E o que tem a ver com o Dia do Professor? Explico: nos grupos onde o vídeo foi veiculado, logo se chegou à questão da Educação para o Trânsito nas escolas, claro.
O Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que:
“A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação tem um grande valor e foi um avanço enorme para a Educação de Trânsito.”
Como vem sendo tratada a Educação para o Trânsito desde a entrada em vigor do CTB?
O DENATRAN divulgou as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na Educação Infantil e Ensino Fundamental em 2009, distribuiu pelo Brasil afora, mas nunca se empenhou em cobrar resultados e a efetiva aplicação das Diretrizes, foi apenas e tão somente, um “cala a boca” que nunca se retomou, nunca foi atualizado. Foi feita uma superprodução, colorida, com sugestões e citações de fases do desenvolvimento das crianças, quase “receitas de bolo” lindas na teoria! Hoje, estão totalmente atrasadas em sua linguagem e no seu formato, rasas. 
É muito difícil compreender por que, em nenhum momento, os professores foram ouvidos?
Nossos políticos e gestores públicos não aprendem com os próprios erros. Produzem material didático, distribuem e até fazem a formação de professores, mas não consultam esses mesmos professores! E, pasmem senhores gestores: não é o bastante produzir e distribuir material gratuito, capacitar professores.
É preciso acompanhar de perto o desenvolvimento e aplicação dos projetos implementados. Não só através de relatórios escritos, fotos e divulgação de cases de sucesso, é necessário levar realmente a sério, investir de verdade.
Então, no dia dedicado à comemorar o dia dos Professores cumprimentamos à todos aqueles que não só ensinam, mas inspiram e fazem a diferença na vida dos seus alunos. E que, um dia, possamos ter voz e sermos ouvidos pelos gestores de trânsito do Brasil!
Eliane Pietsak, fonte: portaldotransito.com.br

ELEIÇÕES 2020: CANDIDATOS A PREFEITO DE SÃO LUIS
A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO enviou para todos os candidatos a prefeito de São Luís 10(dez) propostas para reduzir, a médio prazo, as mortes e feridos no trânsito e desafogar os leitos de ortopedia dos Socorrões I e II. A primeira delas é a EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

MORTES NO TRÂNSITO EM SÃO LUIS EM 2019: QUASE 9 PESSOAS VÃO ÓBITO MENSALMENTE

FEMININO

20

MASCULINO

78

ÓBITOS

98

Fonte: SEMUS-Secretaria de Saúde de São Luís 

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97) 
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. 

MORTOS NO TRÂNSITO NO BRASIL EM 2019: 85 ÓBITOS POR DIA 
Fonte: vias-seguras.com 

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem