Lourival Souza: Baixar CNH digital sem o QR Code - veja como fazer

Foto: Divulgação Detran/Mg
Lourival Souza, engenheiro - O cidadão que acabou de passar no exame prático, renovar a CNH ou solicitar a segunda via do documento, poderá baixar a CNH Digital antes de receber o documento em casa. Essa afirmação é do Denatran.
A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível para todos os condutores brasileiros e tem o mesmo valor da versão impressa. Esse serviço está acessível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente na Google Play e App Store.
A orientação inicial, ao baixar a CNH Digital, era que o cidadão só poderia obter o documento se tivesse acesso ao QR Code impresso na parte interna do documento físico. Porém, durante a pandemia, muitos Detrans não estão expedindo o documento físico e disponibilizam apenas a versão digital, como é o caso de São Paulo.
“O Detran/SP alerta que, neste momento, não haverá impressão da CNH em papel. O documento estará disponível em sua versão digital para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”, informa o site do órgão.

Como fazer para solicitar a CNH Digital antes de ter o documento físico
O cidadão que acabou de passar no exame prático, renovar a CNH ou solicitar a segunda via do documento, poderá baixar a CNH Digital antes de receber o documento em casa. Essa afirmação é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Segundo o órgão, cabe ao condutor informar ao Detran do estado onde tem seu registro se deseja receber a CNH digital antes da física.
“Se assim o fizer, logo que o Detran realizar a transação de emissão da CNH, o Denatran, via RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), vai encaminhar o e-mail automaticamente para o condutor com o código de segurança. Isso permitirá que o cidadão baixe a CNH na CDT antes de receber a física”, afirmou em nota.
Ainda conforme o Denatran, se não receber o código, é necessário que o condutor verifique se o e-mail informado está correto. Deve verificar também a caixa de spam.
“Qualquer CNH emitida depois de maio de 2017 virá com o QRCode e poderá ter a versão digital”, concluiu o Denatran.
Mariana Czerwonka, portaldotransito.com.br

EDUCAÇÃO EM FAIXA DE PEDESTRE: SOS VIDA E PARCEIROS RETOMARÃO AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO e seus parceiros retomarão as ações presenciais de educação em faixa de pedestre no próximo dia 23.09.20. A 119ª(centésima décima nona) ação ocorrerá na faixa de pedestre da Av. Vitorino Freire, em frente as escadarias do CEPRAMA, em São Luis.

OBSERVATÓRIO APRESENTA “BALANÇO DA DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO”

Na quarta-feira (16/09), às 10h, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresentará a webinar “Balanço da Década de Ação pela Segurança no Trânsito”. Resumo da atuação do Brasil nos 10 anos (2011-2020), sobre todas as medidas adotadas para prevenir os acidentes de trânsito do país.
A obra servirá como referência para que todos os setores da sociedade utilizem seu conteúdo para estudos e pesquisas, seja em ambientes corporativos, governamentais ou acadêmicos, relacionados à segurança viária. O mediador será o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.
A abertura ficará a cargo do Estadão, com a participação de Francisco Garonce, relacionamento institucional do OBSERVATÓRIO; Larissa Abdalla, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans); Frederico Carneiro, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT/Minfra); Hugo Leal, deputado federal da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro).
O internauta terá três canais de transmissão para escolher em qual assistir: o YouTube do OBSERVATÓRIO, o Facebook do Jornal Estadão ou o Facebook do Movimento Maio Amarelo. Fonte: onsv.org.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 326. A Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem