Lourival Souza: Dificuldade em marcar o exame toxicológico? Veja como encontrar os laboratórios credenciados pelo Denatran


Muitos motoristas estão tendo dificuldades para encontrar a lista de laboratórios credenciados pelo Denatran para a realização do exame toxicológico. O Portal foi conferir.
Foto: Arquivo Tecnodata.

Lourival Souza, engenheiro - Desde março de 2016 os candidatos a habilitação ou renovação para as categorias C, D e E precisam fazer o exame toxicológico para detecção de consumo de substâncias psicoativas. O exame faz parte do processo que se inicia junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado do registro do condutor e passa por um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que deve realizar o exame.

Dificuldade
Muitos cidadãos, porém, estão tendo dificuldades para encontrar a lista de laboratórios credenciados pelo Denatran para a realização do exame. É o caso de Jocenei Faria, que possui CNH de categoria C e que procurou o Portal do Trânsito.
“O Detran manda a gente procurar o laboratório no site do Denatran, mas lá não encontrei nada”, afirma o motorista.
Realmente, o Portal do Trânsito foi conferir a situação e não foi fácil encontrar a lista de laboratórios credenciados. O site do Ministério da Infraestrutura está passando por reformulações e só foi possível encontrar a rede de coleta no site antigo. (Clique aqui).

Para facilitar, veja aqui a lista de laboratórios credenciados disponibilizada pelo Denatran.

Razão Social
Nome Fantasia
Portaria
LABORATÓRIO
CENTRO AVANÇADO DE ESTUDOS E PESQUISAS LTDA
CAEP
LABORATÓRIO
CHROMATOX LTDA
LABORATÓRIO
CONTRAPROVA ANÁLISES, ENSINO E PESQUISAS LTDA
LABORATÓRIO CUNHA LAB. LTDA

CUNHA LABORATÓRIO  SÃO PAULO
LABORATÓRIO
DB MEDICINA DIAGNÓSTICA LTDA
DB – Diagnósticos do Brasil
LABORATÓRIO ECOLYZER LTDA
LABORATÓRIO
JM BIOANALISES SOCIEDADE SIMPLES LTDA
 LABORATÓRIO
LABET EXAMES TOXICOLÓGICOS LTDA
 Labet
LABORATÓRIO
LABFAR PESQUISAS E SERVIÇOS LTDA
LABFAR
LABORATÓRIO
MAXILABOR DIAGNÓSTICOS LTDA
LABORATÓRIO
MORALES LTDA
Laboratório Sodré
LABORATÓRIO
OMEGA GLOBAL LABORATORY SERVICES DO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA
OMEGA
LABORATÓRIO
PSYCHEMEDICS BRASIL EXAMES TOXICOLÓGICOS LTDA
LABORATÓRIO
SAPIENS DIAGNÓSTICOS TOXICOLÓGICOS LTDA
LABORATÓRIO
TOMMASI ANALÍTICA LTDA
 —
LABORATÓRIO
TOXIMED LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS LTDA
 —

Como funciona o exame toxicológico
O Exame Toxicológico de larga janela de detecção é um tipo de exame que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para verificar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise retrospectiva mínima de 90 (noventa) dias. Ele é obrigatório, atualmente, para condutores com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E, e é exigido pela Lei n° 13.103, de 02 de março de 2015.
O PL 32671/19, que pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro, previa –em seu texto original- o fim do exame toxicológico, mas a alteração não foi aprovada na Câmara dos Deputados.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) defende a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E.
“A altíssima prevalência do uso de substância ilícitas por condutores nas rodovias brasileiras e a implicação delas sobre o comportamento e cognição dos motoristas, tornam inaceitável a exclusão do exame toxicológico”, afirma Dr. Flávio Adura, diretor científico da ABRAMET.
De acordo com números do SOS Estradas, desde que o exame tornou-se obrigatório os acidentes caíram 34% entre caminhoneiros e 52% para ônibus.
Mariana Czerwonka, fonte: https://portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB(Lei nº 9.503/97)

Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

MORTES NO TRÂNSITO NO BRASIL DE 2007 A 2018

O PRIMEIRO ELÉTRICO PRODUZIDO NO BRASIL
A Toyota lançou uma versão híbrida – construída no país – do Corolla, seu campeão de vendas por aqui.
O carro mais vendido do mundo há alguns anos – que também é o sedã médio mais comercializado no Brasil – ganhou desde setembro de 2019 uma versão híbrida, que tem uma importância histórica: o Corolla Altis Hybrid é o primeiro carro elétrico produzido no nosso país. Não se trata de um modelo plugin, ou seja, ele não carrega em tomada – somente em movimento. Fonte:cesvibrasil.com.br

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter:@valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem