Barroso sugere adiamento das eleições por algumas semanas

Foto: José Cruz/Agência Brasil.
Equipe Focus, focus@focus.jor.br - O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse no domingo, 14, que é hora de definir os impactos da pandemia de coronavírus no calendário das eleições municipais de 2020. Ele antecipou os planos do TSE, que preveem o adiamento do pleito e novas regras de votação.
“Sugerimos adiar por algumas semanas. Mas a decisão é do Congresso. A sugestão do TSE é uma janela que vai de 15 de novembro até 20 de dezembro. Seria o limite para o segundo turno para que possamos dar posse até o dia 1.º de janeiro”, disse em entrevista.
Barroso ainda comentou sobre possíveis nova regras de votação. “A ideia de estender o horário é muito provável que seja encampada, fazermos possivelmente de 8h às 20h. Com isso, ganharíamos três horas de votação. Recomendarmos, darmos preferência a faixas etárias por horário para evitar aglomeração também é uma ideia que está colocada”.
“Possivelmente as pessoas mais idosas votariam na primeira hora da manhã. Já as eleições em dois dias têm dois problemas. O primeiro é que encarece muito cerca de R$ 180 milhões extras. O segundo é a segurança das urnas durante a noite”, complementou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem