Lourival Souza: Associação alerta motoristas sobre riscos no trânsito durante carnaval

Lourival Souza, engenheiro - Quem vai pegar a estrada para aproveitar a folia deve manter a atenção redobrada no trânsito durante o período de carnaval. O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
Nos casos em que o motorista é pego por dirigir alcoolizado, a legislação de trânsito determina a aplicação de multa de R$ 2.934,70. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será recolhida, e outro condutor habilitado terá que retirar o carro do local.
Se o teor de álcool ficar entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l, o motorista responderá administrativamente. Se for maior do que 0,34 mg/l, ele deve ser levado imediatamente a uma delegacia e responderá também por crime de trânsito, cuja pena é de seis meses a três anos.

RECOMENDAÇÕES
Para auxiliar os motoristas, a Abramet elaborou uma lista com dez itens essenciais para condutores, passageiros e pedestres.
1. Confira se está tudo em ordem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cumpra sempre as restrições e observações descritas no seu documento;
2. Verifique se não há objetos soltos no interior do veículo e se tudo está devidamente acomodado, sem excesso de pessoas ou bagagens;
3. As bagagens deverão sempre ser acomodadas no porta-malas;
4. É fundamental que as crianças com até 10 anos de idade estejam acomodadas no banco traseiro do veículo e utilizando equipamentos de segurança apropriados para cada fase do seu desenvolvimento;
5. O motorista e os passageiros devem sempre estar usando o cinto tipo três pontos, inclusive no banco de trás;
6. Se for dirigir, não pegue a estrada com sono. Procure descansar antes da viagem dormindo pelo menos oito horas;
7. Interrompa a viagem periodicamente para descanso e exercícios, sobretudo em grandes deslocamentos. Longos períodos ao volante reduzem a eficiência do motorista e representam risco de acidentes devido à fadiga. O cansaço predispõe o motorista ao acidente;
8. Alguns medicamentos são capazes de apresentar efeitos colaterais, produzindo sono, torpor e reduzindo reflexos. Durante a condução de um veículo, ao usar um medicamento, tenha pleno conhecimento dos possíveis efeitos colaterais e efeitos adversos.
9. O uso do álcool é absolutamente condenado para quem vai dirigir. É necessário estar em pleno gozo das capacidades físicas e mentais. Mesmo uma dose pode comprometer esse estado de lucidez.
10. O uso de celular na direção de um veículo é proibido. A distração ocasionada pela utilização de aparelhos celulares é uma das principais causas de mortes no Brasil. https://portaldotransito.com.br

LÍDERES MUNDIAIS SE REUNIRAM EM ESTOCOLMO, POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO
Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, a Suécia ocorreu a Terceira Conferência Ministerial Global sobre Segurança Rodoviária. O tema da conferência foi “Alcançando Metas Globais 2030”. O evento foi co-patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e teve a participação de lideranças de mais de 140 países de todo o mundo. Representantes da indústria e pesquisa, instituições e organizações internacionais também participarão.
A Conferência foi uma oportunidade para os líderes compartilharem sucessos e lições da implementação do Plano Global para a Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2020 e ainda traçar orientações estratégicas futuras para a segurança rodoviária global até 2030.
Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, é preciso que os governantes de todo o mundo se unam a favor da segurança no trânsito.
“Reduzir o número de mortes no trânsito deve ser um compromisso de todos os governos, com a participação das comunidades e todos os usuários envolvidos nesse processo. Esse elo é mais do que necessário, é imprescindível”, explica.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO - Whatsapp)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem