Prefeitura cria o Consultório do Fumante para combater o tabagismo

Assecom Bacabal - A Prefeitura de Bacabal por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu início oficialmente ao Programa de Controle do Tabagismo, na manhã de quarta-feira, 20, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santos Dumont. O “Consultório do Fumante” é uma iniciativa que visa ajudar os participantes do programa, a deixarem de consumir o cigarro por meio de ajuda terapêutica e medicamentos.
Para o lançamento da campanha, além dos participantes do programa que já foram cadastrados e a comunidade em geral, estiverem presentes, a enfermeira/coordenadora do programa na Semus, Alessandra Gonçalves; Márcia Diniz, diretora da UBS/Santos Dumont; James Soares, secretário Municipal de Saúde; vereador Manuel da Concórdia e o prefeito Edvan Brandão.
O público recebeu informações sobre o tabagismo e seus malefícios por meio uma palestra ministrada pela enfermeira Iglesias. Em seguida, alguns participantes deram testemunhos pessoais e de como o programa já tem ajudado a vencer o vício.
“Eu fumo desde os 8 anos de idade e estou aqui precisando de ajuda porque sozinho a gente não consegue. E é muito importante esse projeto do fumante que vai ser bom pra nós todos; saúde é isso que nós queremos”, disse Francisca das chagas, de 60 anos.
Márcia Diniz, diretora da UBS estava empolgada com o início dos trabalhos. Para ela, o programa veio em boa hora e vai ajudar muitas pessoas a abandonarem o vício do cigarro antes que seja tarde. A gestora também reconheceu que o apoio do prefeito Edvan Brandão foi fundamental para instalação do consultório.
Já para o secretário de Saúde, James Soares, o momento é significativo pois é mais um programa de extrema importância para saúde dos bacabalenses que é implantado na gestão do prefeito Edvan Brandão. “E o melhor de tudo é que aqui temos pessoas capacitadas que com certeza farão um grande trabalho para ajudar essas pessoas a vencerem o tabagismo”, disse o secretário.
Recebido com muito apreço pelos moradores do bairro que estavam participando do evento -, o prefeito Edvan Brandão conversou com os moradores que não escondem a gratidão pela renovação da camada asfáltica de toda as ruas da Santos Dumont e Pantanal e aproveitaram para agradecer pela iniciativa que visa combater o tabagismo.
O prefeito ouviu da dona de casa, Helena de Lima, de 58 anos, que fumava em média 60 cigarros por dia, e que com o início do acompanhamento do consultório, já reduziu este consumo para 4 cigarros diários. Ao lado da enfermeira Iglesias e com auxílio do próprio prefeito Edvan Brandão, ela recebeu a medicação em formato de adesivo, que ajuda a controlar o desejo de fumar.
Para o prefeito Edvan Brandão, dona Helena já pode ser citada como um bom exemplo de que é possível vencer o vício e por isso “desde quando o James me falou sobre este projeto eu disse de imediato que teria o meu apoio total. E é assim que vamos melhorando a vida do nosso povo. Sempre trabalhando com muita responsabilidade e seriedade pela população de Bacabal,” afirmou Edvan Brandão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem