ONU instituiu Dia Mundial Sobre a Tragédia da Violência no Trânsito

Lourival Souza, engenheiro - A ONU-Organização das Nações Unidas instituiu em 2005 em Assembleia (Resolução A/60/5/2005) o terceiro domingo de novembro como o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO. A violência no trânsito de acordo com a OMS-Organização Mundial de Saúde é a principal causa de mortes no mundo das pessoas de 5 a 29 anos. A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO e seus PARCEIROS realizam anualmente nesta data em São Luis, desde 2011, uma grande manifestação na Av. Litorânea para chamar a atenção das autoridades e também da sociedade para este grave problema humano, de saúde pública e econômico.
Veja abaixo as atividades que serão realizadas neste domingo.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
LOCAL: AV. LITORÂENA, PRAIA DO CAOLHO
INÍCIO: AO LADO DA BARRACA CANTO DO COCO MEL
TÉRMINO: EM FRENTE A CABANA DO SOL
7h30 às 8h15 – chegada das caravanas
8h30 – hasteamento da bandeira brasileira e execução do hino nacional
8h35 - Ato ecumênico, com orações feitas por um padre e um Pastor de uma Igreja Evangélica.
8h45 às 9h – Pronunciamento do Presidente da SOS VIDA e apresentação dos PARCEIROS
09h às 9h15 – Simulação dos mortos no trânsito em São Luis, com pessoas deitadas e exibição de faixas e cruzes e soltura de balões
9h15 às 10h– carreata, passeata com panfletagem, exibição de faixas e motocicletada dos clubes de motos organizados
10h- encerramento do evento

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

OBSERVATÓRIO FALA SOBRE O FIM DO DPVAT
Diante da medida provisória editada pelo presidente Bolsonaro, que extingue o seguro obrigatório DPVAT a partir de janeiro de 2020, o programa 90 minutos da Rádio Bandeirantes da última terça-feira (12/11), debateu sobre esse tema. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho foi um dos especialistas ouvidos para comentar sobre os prós e contras da ação.
Para Ramalho, “O seguro DPVAT é um seguro único no planeta, só tem no Brasil. Ele serve para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de você provar quem é o culpado, ou anotar a placa do carro, se você fizer um boletim de ocorrência e disser que foi atropelado, o carro passou em cima do seu pé, isso já te dá direito de entrar com pedido no seguro DPVAT, essa é a parte que eu considero frágil no processo”, argumenta.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO ressalta a parte positiva e também questiona: “No ponto de vista da parte positiva do seguro, é que ele atende a todos os brasileiros, independentemente se ele pagou o DPVAT ou não, basta ser um acidente viário. Então, isso também é um lado positivo. A grande perda que temos observado com a decisão do presidente é com o dinheiro direcionado para o SUS, que são mais de 2 bilhões, conforme ouvi pela imprensa, por ano. Então, de onde virá o dinheiro para o SUS cobrir esse valor?”
E também frisa sobre as questões da educação no trânsito: “Se nós tivermos um trânsito mais respeitoso, onde os motoristas são mais preparados na rua, porque o trânsito Ronald, como você já fala dia e noite na Rádio Trânsito, é cidadania, é respeito. Se os cidadãos brasileiros decidirem a partir de hoje, darem seta, não usar o celular, não beber e dirigir, não fazer ultrapassagem em locais de risco, ou seja, fazer as regras de trânsito valer, certamente teremos uma redução drástica dos acidentes de trânsito e não precisaríamos ficar discutindo os recursos do DPVAT”, complementa Ramalho. Fonte: www.onsv.org.br

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem