Com discurso de renovação, MDB elege chapa única composta por filhos e apadrinhados de caciques da legenda

O deputado federal Baleia Rossi (SP) é eleito presidente do MDB Foto: Divulgação
Deputado Baleia Rossi (SP), que é filho do ex-ministro da Agricultura na gestão do PT Wagner Rossi, assume a presidência
Naira Trindade, O GOBO BRASÍLIA — Sob o discurso da renovação, oMDB elegeu neste domingo chapa única composta por filhos e apadrinhados de caciques da legenda. Dos nove integrantes da nova cúpula, três são filhos nomes tradicionais do partido e seis já estão na política há muitos anos. O deputado federa l Baleia Rossi (SP), que é filho do ex-ministro da Agricultura na gestão do PT Wagner Rossi, assume a presidência com a missão de unificar o partido.
Batizada de Renovação Democrática, a chapa foi aprovada por 311 votos, dos 209 convencionais. A eleição não teve a presença do ex-presidente Michel Temer. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disponibilizou seu avião para levá-lo a Brasília, mas Temer não foi. O mais tietado foi o ex-presidente José Sarney, que aos 89 anos, se disse “jovem”  e entusiasmou a militância a participar da política. Também participaram tradicionais nomes da legenda, como o ex-senador Eunício Oliveira (CE), Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM).
A legenda perdeu quase metade da sua bancada na Câmara nas eleições de 2018, e várias de suas lideranças históricas foram presas ou respondem a processos por corrupção, como o próprio Temer.
Ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro, Osmar Terra, que é filiado à legenda, chegou cedo à convenção, mas evitou holofotes. Votou e foi embora. Terra nem sequer teve seu nome mencionado nos discursos dos correligionários, porém ganhou cargo na Executiva Nacional como um dos vogais da legenda.
Apesar de o MDB ter Osmar Terra como ministro de Bolsonaro, Baleia enfatizou em seu discurso que o partido “não precisa de governo para sobreviver”. Ele afirmou que o MDB precisa escolher suas bandeiras e ter uma identidade própria. E disse ainda que o partido pagou “preço caro por ser o partido da governabilidade”.
— Nosso partido foi conhecido como o partido da governabilidade — e nós pagamos o preço alto por isso. Hoje nós temos que escolher as nossas bandeiras, mas não precisamos de governo para sobreviver porque o MDB é muito maior que isso, é inegociável a defesa da democracia.
No discurso, Baleia mencionou os 13 milhões de desempregados no Brasil, os quatro milhões de “nem-nem”, não estudam nem trabalham, e fez um apelo para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, estude parceria aos mais de 5,5 mil municípios para promover emprego.
— A agenda econômica está correta, caminhando, mas precisamos de um plano emergencial para a geração de empregos. Eu quero propor ao ministro Paulo Guedes uma parceria para os 5,5 mil municípios para criar frentes de emprego.
Ao passar a presidência do MDB a Baleia, Romero Jucá ressaltou a história do partido nos principais governos, afirmou que a legenda “aprendeu a lição das urnas de 2018”, após ter reduzido seu tamanho na bancada da Câmara na última eleição e defendeu a “renovação”.
— O MDB aprendeu a lição das urnas. E a mensagem final do MDB é ousar e não se contentar para ser novamente a vanguarda do Brasil.
Romero Jucá criticou não só o atual governo, mas a forma como o presidente Bolsonaro toma as decisões:
_ Qual é a nova política? Qual é a que ele (Bolsonaro) pratica? Política é a política. É a boa política e a má política. Fazer política é tomar decisões para afetar a vida das pessoas. Quem faz bem afeta positivamente, quem faz mal, destrói a vida das pessoas _ disse.
A legenda, autora do “Ponte para o futuro”, que balizou decisões dos governos de Dilma Rousseff e de Michel Temer, lança agora um novo manifesto de “Renovação democrática é emprego e oportunidades”. O texto defende a criação de empregos fazendo parcerias com prefeituras.
“É preciso adotar medidas emergenciais para recuperar o emprego. O MDB defenderá uma proposta de geração de empregos com fundos de desenvolvimento e fomentos já disponíveis”, descreve no documento.

A renovação
A chapa tem na terceira-vice presidência o ex-deputado federal Daniel Vilela, filho do ex-governador de Goiás, Maguito Vilela, e na secretaria-geral o deputado Newton Cardoso Júnior, filho do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso. A primeira vice é ocupada pelo senador Confúcio Moura, que já governou Rondônia por duas vezes, já foi prefeito por dois mandatos e deputado federal.
A segunda vice presidência fica com o deputado federal Carlos Chiodini (SC) e a primeira-secretaria será comandado pelo deputado estadual Gabriel Souza (RS). Ambos representam a bancada do sul, muito representativa na Câmara. A segunda-secretaria do MDB será do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (RJ), ex-deputado federal.
A chave do cofre do MDB fica aos comandos do senador Marcelo Castro (PI). Ex-deputado federal por cinco mandatos, Castro teve o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) para se alçar ao posto de tesoureiro da legenda. Marcelo Castro terá como adjunto o deputado federal Raul Henry (PE), que atende à indicação do ex-deputado federal e senador Jarbas Vasconcelos (PE).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem