Prefeitura lança o projeto ‘Crescer Saudável’

 
 
Assecom Semus, com redação de Wanderson Ricardo e fotos de Melquisedeque Morais - Na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório da secretaria municipal de Educação (Semed), aconteceu lançamento do projeto ‘Crescer Saudável’. A iniciativa é do Governo Federal e o programa é executado pelas secretarias municipais de Saúde e Educação.
Em Bacabal o projeto também estará recebendo o reforço da secretaria de Assistência Social, que na ocasião, os profissionais da Educação e Saúde, ouviram da própria titular da pasta, Ivaneide Brandão, que o projeto “trará uma ação concreta em prol da qualidade na saúde alimentícia de nossas crianças. Estaremos à disposição para ajudar e fazer este projeto obter todas as suas metas. Logo, esse resultado será percebido na qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes,” confirmou a secretária.
No evento também foi possível conhecer os membros da equipe que integram o programa na cidade. Elizete Farias, secretária adjunta da Atenção Básica; Daniele Rodrigues, Coordenadora de estratégia Saúde na Família; Alessandra Martins, Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Jocyane Alves, Coordenadora do programa Saúde na Escola (SEMUS); Rethyellen Fernandes, Coordenadora do programa Saúde na Escola (SEMED) e Remo Ronald, Coordenador do Núcleo de apoio à Saúde da Família.
O presidente da câmara de vereadores, Manuel da Concórdia, disse que a junção das secretarias fortalece a execução do projeto. “E tudo isso reflete para que possamos realmente aplicar esse projeto na íntegra,” argumentou o presidente.
Representando o prefeito Edvan Brandão, o vereador Dedê da Tresidela, exaltou o trabalho quem vem sido desenvolvido em ambas as secretarias na gestão do prefeito Edvan. Ele avaliou ainda, que essa união fortalece a luta contra uma alimentação de baixo valor nutritivo que resulta em enfermidades cada vez mais precoces na vida dos jovens. Dedê destacou também que é o projeto é de suma importância na concepção do prefeito de Bacabal.
Para o secretário de Educação, professor Marcos Ferreira, o estilo de vida pós-moderno caracterizado pela agitação do dia a dia e o ritmo acelerado nos índices de obesidade infantil são determinantes para execução do projeto. “Precisamos refletir sobre os malefícios dessa rotina, e com certeza precisamos de ações efetivas como esse programa que trará inúmeros benefícios,” ressaltou Marcos.
James Soares, secretário de Saúde, fez uma explanação sobre os malefícios de uma alimentação industrializada na vida das crianças e recomendou: “É preciso trabalhar também com a família. E isso se faz com políticas públicas voltadas para a saúde. Agradecemos essa forte parceria com a secretaria de Educação e com certeza esse acompanhamento trará resultados melhores na nossa saúde,” pontuou James.
Após as falas das autoridades, foi a vez da enfermeira Alessandra Martins fazer a apresentação da palestra/tema sobre a abordagem do projeto e sua forma de execução.

O que é o programa Crescer Saudável?
Consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de cuidados para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que apresentam obesidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem