Roberto Costa participa da solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma de prédio no Centro Histórico

Nice Moraes, Agência Assembleia - O deputado Roberto Costa (MDB) participou, na manhã desta quarta-feira (19), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a revitalização do prédio da antiga Fábrica Oleama, no Centro Histórico de São Luís, onde, atualmente, funciona a sede do grupo cultural “Os Cara de Onça”.
O documento, assinado pelos secretários de Estado da Cultura, Diego Galdino, e de Infraestrutura, Clayton Noleto, é da ordem de mais de 1 milhão e setecentos mil reais. A reforma deverá começar na próxima segunda-feira (24) e a previsão é seja concluída em oito meses.
O prédio que abriga o projeto, que desenvolve trabalhos culturais e sociais voltados para crianças, jovens, adultos e idosos, era um casarão abandonado, de propriedade do Governo do Estado. Uma decisão da Justiça obrigava o governo a fazer a reforma do local, o que obrigava a Fábrica de Arte a sair de lá. Diante disso, os membros do grupo procuraram o deputado Roberto Costa, que prontamente atendeu a solicitação. Em reunião realizada na última segunda-feira, dia 17, com o secretário Diego Galdino, foi dada a garantia de que, após a reforma, o casarão será cedido ao grupo cultural “Os Cara de Onça”.
Roberto Costa destacou a importância da mobilização feita pela comunidade, a qual culminou com a assinatura da ordem de serviço para a reforma do prédio. “O Governo do Estado, por meio do secretário de Cultura Diego Galdino, teve a compreensão de ver a importância que o grupo tem para a cultura do Maranhão. Eles tinham outro entendimento no sentido de aqui abrigar uma repartição estadual, que também fazia sentido, mas a comunidade demonstrou, por meio do líder André Campos, a importância desse trabalho. E nós fizemos uma reunião na Assembleia Legislativa, representando o presidente Othelino Neto e, por orientação dele, conseguimos esse entendimento. Hoje, nós estamos aqui assinando a ordem de serviço para a reforma total desse prédio que, depois, será entregue ao grupo para que possa continuar a fazer o trabalho cultural e social, agora com uma infraestrutura renovada”, destacou Roberto Costa.
Incentivo
Na oportunidade, o secretário Diego Galdino falou da importância da reforma e, principalmente, do incentivo do governo estadual ao projeto cultural que desenvolve atividades sociais na comunidade do Desterro.
“APor meio do diálogo, chegamos ao consenso de que esse local acomodará esse grupo após a reforma. Precisamos reformar devido ao estado insalubre que ele se encontra e o governador Flávio Dino, via Sinfra, nos apoiou nessa missão, nos dando autorização para que, após essa reforma, o grupo ocupe esse espaço que, sem dúvida”, enfatizou o secretário Diego Galdino.
“Nós vamos ter uma revitalização completa, que permitirá o uso adequado desse local. Missão importante, onde o governo Flávio Dino tem feito investimentos significativos para a revitalização do Centro Histórico de São Luís. Tudo isso tem uma grande importância cultural e para o turismo da Ilha e, também, para o Maranhão. Nós vemos aqui a comunidade feliz por esse diálogo permanente, não apenas para que seja feita a revitalização, mas, também, para que o uso seja feito pela comunidade. Vamos trabalhar com muito afinco para que, em breve, possamos ter uma nova festa de inauguração desse espaço”, afirmou o secretário Clayton Noleto.
O presidente do grupo José Preguinho falou de sua satisfação em saber que o local será reformado e que o grupo voltará após a conclusão dos obras. “Para nós, é gratificante saber que temos bons aliados, como o deputado Roberto Costa, André Campos e o secretário Diego Galdino. É muito bom saber que o trabalho e o esforço que tivemos durante esses quase dois anos aqui dentro da ocupação serão reconhecidos com o nosso retorno após a reforma desse local. Eu só tenho a agradecer de coração o empenho do deputado Roberto Costa, pois aqui nós desenvolvemos várias oficinas que beneficiam a comunidade”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem