26 de junho: Milhares de estudantes participam de Caminhada de Prevenção às Drogas em Bacabal

Caminhada reuniu milhares de pessoas nas ruas de Bacabal.
Assecom Corregedoria Justiça - Cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, professores, autoridades e sociedade civil, participaram nesta quarta-feira (26), da terceira edição da caminhada “Bacabal na Prevenção às Drogas”, organizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD), do qual faz parte o Poder Judiciário local. A abertura do evento aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Bacabal, com a fala do juiz titular da Vara da Família, Jorge Sales Leite, e representantes de entidades parceiras. A caminhada percorreu as principais avenidas da cidade, com falas, faixas, cartazes e graffitis alusivos à prevenção ao uso de drogas e ao Dia Internacional de Combate às Drogas.
O projeto desenvolvido pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Bacabal e Judiciário atua em três escolas municipais de Bacabal na prevenção às drogas, por meio da realização de oficinas com os professores e avaliação e palestras com os alunos, atividades com os pais de alunos, combate à evasão escolar e aplicação de técnicas da Justiça Restaurativa no ambiente escolar.
Na abertura do evento, foram certificados 23 facilitadores formados no Curso Básico de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz - técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores – que atuarão nas escolas do município.
Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, também foi anunciado pelo inspetor Santos Júnior o início do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), projeto transversal de aplicação da lei de trânsito para utilização da lei de trânsito, a ser aplicado em duas escolas do Município.
Segundo o juiz Jorge Leite, o movimento em alusão ao Dia Nacional de Prevenção às Drogas vem ganhando expressividade a nível estadual a cada edição, contando com a parceria de órgãos e escolas municipais e estaduais, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros Mirim, escoteiros, desbravadores e artistas. “Hoje é dia internacional de combate ao abuso e tráfico de drogas. O mundo todo comemora e nós também comemoramos. Aqui está a sociedade representativa, especialmente aqueles jovens mais vulneráveis”, explica.
Outras iniciativas do COMPOD e Judiciário anunciada na ocasião foram criação dos Conselhos Escolares de Políticas sobre Drogas, com base em lei municipal, com a participação de alunos, pais e professores; e a criação de grupo multidisciplinar para formular o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem