CTA/SAE realiza treinamento de testes rápidos para os enfermeiros do Hospital Geral e Hospital Materno Infantil



 
Assecom Semus - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), da secretaria de saúde do município de Bacabal, promoveram, durante o dia de ontem, quinta-feira, 23 de maio, no auditório da secretaria de educação, treinamento de testes rápidos de hepatites B e C, Sífilis e HIV para enfermeiros do Hospital Geral (HGB) e do Hospital Materno Infantil de Bacabal (HMI).

O treinamento foi coordenado pela diretora do CTA, Ana Paula Paiva Barros, e antedimento a uma determinação do prefeito Edvan Brandão de Farias, no sentido de bem atender a comunidade.



Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.
Os testes rápidos são, primariamente, recomendados para testagens presenciais. Podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa ou da polpa digital, ou com amostras de fluido oral. Dependendo do fabricante, podem também ser realizados com soro e/ou plasma.
O CTA/SAE fornece, atualmente, testes rápidos para a triagem e/ou o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Conforme a Portaria n° 29, de 17 de dezembro de 2013, que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças, qualquer profissional pode realizar o teste rápido, desde que tenha sido capacitado pessoalmente ou à distância.
Para assinatura dos laudos, os conselhos profissionais regionais devem ser consultados, uma vez que são eles que habilitam os profissionais para assinatura do laudo. O DIAHV não restringe a emissão de laudos a nenhuma categoria profissional. Isso, entretanto, não impede que pessoas de nível médio ou leigas executem os testes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem