Lourival Souza: Abramet se posiciona contra o aumento do prazo de validade dos exames para renovação da CNH




Lourival Souza, engenheiro - A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET emitiu um comunicado sobre a possibilidade de o Governo Federal dobrar o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Projeto de Lei, anunciado pelo Ministério da Infraestrutura, pretende aumentar de 5 para 10 anos o prazo de validade para a renovação da CNH. Esse intervalo valerá até a pessoa completar 50 anos, quando então a renovação voltará a ser feita de 5 em 5 anos. A proposta será enviada para a Câmara dos Deputados.
De acordo com o comunicado, a ABRAMET considera despropositada, sem fundamentação científica e de altíssimo risco individual e coletivo para a morbimortalidade nas vias brasileiras, que seja alterado para maior o prazo de validade do Exame de Aptidão previsto no artigo 2º do artigo nº 147 do Código de Trânsito Brasileiro.
Ainda conforme a Associação, doenças orgânicas dos motoristas são responsáveis por cerca de 12% dos acidentes de trânsito fatais, elencando-se como principais as Cardiopatias, Epilepsia, Demências, Transtornos Mentais, Hipoglicemias e Apneia Obstrutiva do Sono.
“O Exame de Aptidão Física e Mental é de fundamental importância, já que a adequada avaliação médica permite o afastamento temporário ou definitivo do condutor ou candidato a condutor de veículo automotor, portador de doença de risco para a segurança de trânsito, muitas delas incidindo em adultos jovens, faixa etária mais comprometida nos acidentes de trânsito”, diz o comunicado.
A ABRAMET afirma ainda que dirigir um veículo motorizado é uma tarefa complexa que envolve percepção, julgamento e tempo de reação adequado. Uma gama de condições médicas, incapacidades e tratamentos podem influenciar estes pré-requisitos de condução segura. O Exame de Aptidão Física e Mental objetiva a redução da inaceitável morbimortalidade do trânsito brasileiro.
Outro destaque do comunicado é a importância da avaliação oftalmológica. “Há muitas evidências que determinadas condições oftalmológicas aumentem o risco de acidentes de tráfego. Revisões da literatura mais recentes demonstraram, com evidências, esta correlação. Estudos indicam que indivíduos portadores de doenças oftalmológicas dirigem com menos segurança e tem alto risco de provocar acidentes”, destaca a Associação.

Dados
Os acidentes de trânsito representam a segunda causa de morte não natural no Brasil, sendo que em oito dos seus Estados desponta como trágica liderança. Causam anualmente mais de 180.000 (cento e oitenta mil) internações computados só na rede já extremamente carente e demandada do SUS, e acarretam sequelas em mais de quarenta e cinco mil vítimas. Fonte: portaldotransito.com.br

DENATRAN APRESENTA
Tema para a Campanha Educativa de Trânsito para o período de maio de 2019 a abril de 2020:
“NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”

8º ANIVERSÁRIO DA SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO
Dia 15.04.19 a Campanha SOS VIDA completou 8 anos que foi fundada.
Ao longo deste período empreendeu muitas lutas, atividades(pontuais e permanentes) e valiosas parcerias em prol da PAZ NO TRÂNSITO. Entre as atividades permanentes que mais orgulham seus coordenadores é a luta pela EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, um dos pilares do trânsito seguro.
Os integrantes da SOS VIDA estão convictos de que tem valido a pena este combate e reafirmam que ele é para sempre, enquanto houver trânsito.
Os coordenadores da campanha agradecem a DEUS pela luz e força na caminhada realizada; aos colaboradores voluntários; a Maçonaria do Maranhão(GLEMA,GOEMA e GOB); e aos PARCEIROS do setor público, privado e da sociedade de um modo geral.
Agradecem a todos e pedem a DEUS que lhes iluminem sempre.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO-CTB(Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

LUTEMOS TODOS POR UM TRÂNSITO SEGURO. FAÇA SUA PARTE. SEJA OBEDIENTES ÀS LEIS DO TRÂNSITO.

Facebook e Instagram:
Campanha SOS VIDA

E-mail:

Fone:
(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem